O País – A verdade como notícia

Evan Muteto e Tânia Tembe: nova escola de actores faz história

Pela primeira vez na história da televisão moçambicana, uma novela completa dois anos de sessões ininterruptas. De segunda à sexta-feira, em horário nobre, os telespectadores viajam numa narrativa coroada de emoções intensas e revira-voltas de tirar o fôlego.

Não se pode falar da telenovela Maida sem mencionar os papéis dos protagonistas que dão vida a esta cativante narrativa, tornando-a num verdadeiro sucesso em Moçambique e além-fronteiras. Mauro Sitoe (Evan Muteto) e Maida (Tânia Tembe) são os personagens-âncora desta produção e responsáveis por nos conduzir durante as três fascinantes temporadas.

Foi precisamente a 17 de Janeiro de 2022 que tudo começou… uma data que jamais será esquecida por Evan Muteto e Tânia Tembe, dois jovens que se experimentam como actores numa produção de luxo, única no país, quando o assunto é ficção na televisão.

Desengane-se quem pensava que Tânia Tembe nunca se tinha imaginado como protagonista de uma telenovela. “Como toda a criança, quando eu assistia à TV me imaginava a fazer um papel principal”, conta a actriz, mas o que ela não previa é que esse sonho se tornaria uma realidade.

“Sinceramente, ‘a minha ficha demorou muito para cair’, para assimilar tudo, e mesmo quando eu recebi a proposta, eu não sabia qual seria a proporção, onde o projecto iria me levar; foi e continua sendo uma surpresa a cada dia, porque o trabalho tem sido levado além-fronteiras”, conta Tembe.

Para Muteto, 17 de Janeiro tem um grande significado, aliás, não só para ele como também para muitos moçambicanos. “Fazer parte desta história é uma coisa incrível e eu espero que este domínio continue por muito mais tempo porque temos muitos vários jovens neste país com capacidade para produzir telenovelas, seriados e outros conteúdos para televisão que seriam muito bons”, partilha o actor.

Muteto assume que continua incrédulo por ser um dos rostos principais da Telenovela Maida. E a razão é simples: o actor não é um filho das artes cénicas, foi uma recente descoberta que, de repente, deu vida a Mauro Sitoe, um dos protagonistas da novela.
“Deixa-me muito satisfeito fazer parte desta história, é um marco em minha vida e posso assumir que o Evan deixa o seu nome patente nesta história das telenovelas em Moçambique como um dos fazedores da novela e, por isso, é uma responsabilidade enorme”, refere.

É um trabalho que lhe acresce valor, assume, embora não consiga quantificar por serem vários e valiosos resultados. “É uma experiência não só social, mas também profissional que me tem alavancado a cada dia, tornando-me uma pessoa mais conhecida, o que permite ganhar influências em outros campos que também no futuro podem me levar além”, realça, acrescentando que um dos seus maiores sonhos é fazer novelas em outros países.

Diferentemente de Evan Muteto, Tânia Tembe soma ligeira experiência no cinema, tendo participado num seriado durante dois anos. Aliás, o seu convite à telenovela Maida surge com o desaire deste projecto que passou para a província de Nampula. É caso para dizer há males que vem para o bem: “foi aí que eu recebi esta proposta e sinceramente foi magnífico”, assume.

Para Tembe, a sua vida mudou completamente através desta telenovela. Por exemplo, conta a actriz que (já) não consegue sair à rua sem sentir o calor das pessoas. Ora, este resultado não é só no prisma emocional, refere a nossa entrevistada, o projecto está a ter impacto, também, na sua área financeira, porque “era muito difícil, em Moçambique, termos um projecto a longo prazo com um salário fixo, e nós já estamos há dois anos a trabalhar neste projecto”, justifica.

Dois anos depois, Muteto e Tembe celebram “Maida” com uma avaliação positiva, porque, como justificam, tem sido uma verdadeira escola. Sendo que os dois actores não carregam nenhuma formação, pelo menos formal, quer em teatro como em cinema, a experiência de cruzar cenários com figuras mais destacadas do universo audiovisual tem sido um grande alicerce para o crescimento dos dois jovens actores.

Refira-se que o aniversário da Telenovela Maida coincide com a do Maningue Magic, o primeiro canal que se dedica à promoção de conteúdos audiovisuais com alma local. “Cenas moçambicanas” tem espaço preferencial na DStv e GOtv e, durante 24 horas, entretenimento é que não falta.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos