O Governo dos Estados Unidos felicita, através de comunicado enviado à nossa redacção, a Assembleia da República de Moçambique, membros das bancadas e os respectivos partidos politicos pela recente aprovação das emendas constitucionais sobre a descentralização.
“O voto por unanimidade a favor das emendas é uma vitória para o processo de paz e para o povo de Moçambique. Reconhece os esforços corajosos do Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, e do falecido líder da Renamo, Afonso Dhlakama, ao concluirem o acordo de descentralização e submeterem-no ao Parlamento para debate e aprovação”, refere o documento.
Os EUA referem estar ansiosos por ver mais progressos sobre um acordo de desmilitarização, o qual consideram que será um passo final para alcançar uma paz duradoura para o país.
Aliás, para os EUA, “as acções unificadoras do Parlamento, ao reflectir a vontade do povo, reforçam a democracia em Moçambique e demonstram claramente que os desafios do país serão resolvidos através do diálogo em detrimento do conflito”.
A concluir, os Estados Unidos prometem manter o seu apoio e dedicação aos esforços visando a paz afectiva.
A Revisão Pontual da Constituição da República, submetida ao Parlamento pelo Chefe de Estado, em Fevereiro último, foi apreciado e aprovado, por consenso e na generalidade pelos deputados, na sessão da última terça-feira.