O País – A verdade como notícia

banner_02

EUA querem reforçar cooperação para combater terrorismo no país

Foto: O País

Congressistas americanos querem aumentar o apoio a Moçambique no combate ao terrorismo. Informação foi partilhada, hoje, após um encontro com a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

Os membros do Congresso dos Estados Unidos estão em digressão pelo mundo. Após uma visita a Cabo Verde, na última segunda-feira, desta vez chegaram à capital moçambicana.

A delegação composta por 10 congressistas norte- americanos mantém a linha de ordem para cooperação nas diversas áreas que afligem os países escalados.

Numa altura em que erradicar o terrorismo é uma das grandes prioridades do país, os americanos garantem reforço da cooperação com Maputo, na área de segurança.

“Já conversamos com a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e, agora, teremos um encontro com o Primeiro-ministro, para avaliar as questões prioritárias na nossa cooperação e na área de segurança, como juntar esforços para o desenvolvimento da economia e avaliar as nossas prioridades em relação às mudanças climáticas”, explicou o chefe da delegação dos congressistas, Christopher Coons.

O diplomata na reforma disse também que a visita surge depois de uma manifestação de interesse do Presidente da República, Filipe Nyusi, ao Congresso.

“Nós ficamos felizes em receber uma chamada telefónica do Presidente Nyusi aquando da sua viagem a Kinshasa”, detalhou Coons.

Na ocasião, o chefe da delegação dos congressistas dos Estados Unidos da América reiterou que Maputo e Washington mantêm boas relações, que serão consolidadas nos próximos anos.

“Os Estados Unidos e Moçambique gozam de uma cooperação muito forte e positiva e nós pretendemos manter essa parceria”, acrescentou Coons.

A delegação é composta por senadores e congressistas que representam os partidos Republicano e Democrata.

Depois de Moçambique, a delegação de congressistas norte-americanos, liderada pelo Senador Cristhopher Coons, vai visitar Quénia, Ruanda e Tunísia.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos