O País – A verdade como notícia

EUA atacam milícias pró-Irão na Síria e Iraque

Fonte: Exame

Pelo menos 18 membros de milícias pró-Irão morreram, ontem, numa série de bombardeamentos norte-americanos contra diferentes pontos da Síria e Iraque. Os ataques são uma resposta dos Estados Unidos à morte de três soldados na Jordânia.

Prometeu e já está a cumprir.

O Presidente dos Estados Unidos da América teria prometido responder com máxima força o ataque à sua base militar na Jordânia, onde foram mortos três dos seus soldados.

Na noite desta sexta-feira, uma série de ataques foram lançados contra diferentes pontos da Síria e Iraque, onde pelo menos 18 membros de milícias pró-Irão foram mortos.

Do lado sírio, os ataques aéreos mataram 13 militantes e destruíram 17 posições de grupos armados apoiados por Teerão na província oriental de Deir al Zur, segundo um comunicado da organização não-governamental Observatório Sírio para os Direitos Humanos, sediado no Reino Unido.

O porta-voz militar do primeiro-ministro iraquiano frisou, em comunicado, que os ataques norte-americanos constituem uma “violação da soberania iraquiana”, apontando para consequências desastrosas para a segurança e estabilidade do Iraque e da região.

Os Estados Unidos anunciaram o bombardeamento de mais de 85 alvos e instalações ligadas à Guarda Revolucionária do Irão e a grupos pró-iranianos no Iraque e na Síria e garantem que as acções vão continuar.

“Os EUA não querem conflitos no Médio Oriente ou em qualquer outro lugar do mundo. Mas que aqueles que nos querem prejudicar saibam bem disto: se tocarem num americano, nós responderemos”, garantiu o Presidente norte-americano”, Joe Biden..

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos