Estrela Vermelha vs. Desportivo e Black Bulls vs. Matchedje são os jogos de destaque da segunda eliminatória da Taça de Moçambique, fase provincial, na Cidade de Maputo. Os jogos disputam-se sábado e domingo
Ausentes da primeira eliminatória da Taça de Moçambique, fase provincial, Ferroviário de Maputo, detentor do troféu, Black Bulls e Costa do Sol, representantes da cidade de Maputo no Moçambola-2025, Estrela Vermelha e Maxaquene, melhores da última edição da segunda divisão do ano passado na cidade de Maputo, já conhecem sua sorte na segunda eliminatória da prova.
Estas cinco juntaram-se ao Desportivo Maputo, que afastou Ntsondzo na primeira eliminatória, Ferroviário das Mahotas, que eliminou Vulcano, Matchedje, que deixou para trás as Águias Especiais, e o Mahafil, que derrotou a Liga Desportiva de Maputo.
Assim, o sorteio realizado esta terça-feira ditou que o Estrela Vermelha cruza caminho do Desportivo Maputo, naquele que será o jogo de destaque da eliminatória, enquanto a Black Bulls joga com o Matchedje e o Costa do Sol a ter pela frente o Ferroviário das Mahotas.
Maxaquene e Mahafil é outro jogo da eliminatória entre equipas do mesmo escalão.
Serão cinco jogos que vão definir os cinco representantes da capital do país na fase regional, cujo sorteio realiza-se na segunda-feira, na sede da Federação Moçambicana de Futebol, juntando os representantes das outras províncias.
Amílcar Jussub, presidente da Associação de Futebol da Cidade de Maputo, espera que sejam bem disputados, tendo em conta que Taça de Moçambique é uma competição cheia de surpresas.
“Temos jogos aliciantes e espero que, com maior fair-play, com as surpresas das Taças que costumam acontecer, hajam grandes jogos”, disse.
Jussub não deixou de recordar que a cidade de Maputo é a maior associação de futebol do país e que tem tradição em todas competições, pedindo ainda que as equipas que se qualificarem à fase regional, possam chegar o mais longe.
“Sabem todos que o objectivo da Associação da cidade, o vosso também, como filiados, é chegar a final da Taça de Moçambique e vencer a prova. E não vamos fugir à regra da do vencedor da Taça de Moçambique dos últimos três anos, ser da cidade de Maputo”, disse em alusão aos vencedores da prova, nomeadamente Ferroviário de Maputo (2024), Black Bulls (2023) e Ferroviário de Maputo (2022).
O líder da Associação de Futebol da cidade de Maputo pediu ainda que se mantenha a hegemonia da capital do país na conquista de provas nacionais, recordando que quase todos os títulos ficam na cidade, com excepção de algumas provas perdidas para outras províncias, com destaque para Tete (União Desportiva de Songo), Sofala (Ferroviário da Beira) e Nampula (Ferroviário de Nampula).
Por outro lado, Amílcar Jussub recordou que é preciso cumprir-se com o processo de licenciamento, para que os vencedores desta eliminatória não sejam afastado da fase regional.
“Não vale a pena ganhar no campo enquanto não tem o Pro-Licenciamento e depois acabam por ser desqualificados e seria um esforço em vão, e ninguém gosta de passar por isso, principalmente os jogadores”, apelou.
Recorde-se que o Processo de Licenciamento de Clubes foi estendido pela Federação Moçambicana de Futebol até ao dia 20 de Abril corrente.
PROVÍNCIAS REALIZAM FINAIS PROVINCIAIS
Ao nível das províncias de Maputo, Sofala e Nampula o sorteio da segunda eliminatória realiza-se esta semana, por forma que os jogos da segunda eliminatória decorram no fim-de-semana.
Em Inhambane, Associação Desportiva de Vilankulo defronta Bila Shopping na final, em Manica, Matchedje e Textáfrica jogam a final provincial, na Zambézia, a final será disputada entre Ferroviário de Quelimane e Matchedje de Mocuba, e em Tete serão União Desportiva de Songo e Chingale a discutirem o troféu provincial.
O sorteio da fase regional realiza-se na segunda-feira e os jogos disputam-se entre os dias 26 e 27 de Abril e 3 e 4 de Maio próximo.