A estrada Nacional 104 liga a cidade de Nampula e o distrito costeiro de Angoche, numa extensão de cerca de 170 km. Neste momento decorrem obras de reabilitação e asfaltagem do troço de 72 km de Nampula até à vila-sede do distrito de Mogovolas, sendo que a execução do trabalho está em 36 por cento.
O lançamento da primeira pedra aconteceu há sete meses, com o prazo de até Agosto do próximo ano para a entrega da rodovia que ao longo do seu percurso inclui seis pontes.
O vice-ministro das Obras Públicas, Victor Tauacale, esteve no terreno no último sábado para acompanhar a evolução da empreitada.
Da explicação que ouviu do empreiteiro, o governante saiu seguro de que a estrada estará pronta antes de Agosto de 2020, prazo previamente acordado. “Pelo ritmo com que o empreiteiro está a fazer (a obra) pensamos que vai terminar antes. Recomendamos que ele privilegie essa rapidez e flexibilidade, sem descurar a qualidade”.
Do lado da cidade de Nampula foi destruída a antiga ponte sobre o rio Muhala. A previsão inicial era de até meados de Julho em curso ter-se concluído a construção da nova ponte, entretanto, os trabalhos em curso mostram que esse prazo não será cumprido, para desespero de muitos munícipes e agentes económicos que sentem-se prejudicados, atendendo que não foi criada uma travessia alternativa.
“O empreiteiro teve que correr, primeiro, para começar com a estrada porque dentro da cidade havia infra-estruturas de água e electricidade que deviam ser realocadas. Foi por isso mesmo que teve que começar por cá, mas logo que terminar vamos atacar a área da cidade onde vamos construir aquelas infra-estruturas como pontes e pontecas”.
E a asfaltagem dos restantes 95 km ate Angoche fica para o próximo quinquénio, uma vez que neste momento não há dinheiro para o efeito.
A estrada em referencia é de extrema importância porque na parte costeira ao largo do distrito de Angoche decorrem pesquisas de petróleo, sem deixar de lado a grande produção de mariscos daquele distrito e o grande mercado é a cidade de Nampula.
