O Governo dos Estados Unidos da América (EUA) manifestou esta quarta-feira felicitações ao Presidente da República, Filipe Nyusi, e o Coordenador da Comissão Política da Renamo, Ossufo Momade, pelo consenso sobre questões militares.
Para as autoridades americanas, o consenso anunciado é um passo fundamental para a paz duradoira no país.
“Este consenso confirma o compromisso das partes em concretizar os desejos do povo Moçambicano em prol de uma paz duradoura para construir um futuro seguro e próspero” referem as autoridades norte-americanas, através de um comunicado de imprensa recebido na nossa redacção.
O comunicado realça ainda que o gesto também “sinaliza aos investidores internacionais que Moçambique está aberto a fazer negócios e está a criar um ambiente acolhedor para a persecução dos seus interesses”.
Deste modo, os EUA afirmam que como membro do Grupo de Contacto Internacional, “farão tudo o que estiver ao seu alcance para apoiar a implementação do processo de paz até uma conclusão bem-sucedida e sustentável, e uma vez mais saúda este importante marco”.
Por sua vez, a Suiça, que também integram o Grupo de Contacto nas conversações para a Paz, destacam o papel de Filipe Nyusi e Ussufo Momade no passo ora dado.
Suiça reitera compromisso com Moçambique
Através de um comunicado de imprensa, o Embaixador da Suíça em Moçambique, Mirko Manzoni, diz que o consenso anunciado mostra que os dois dirigentes mostram um compromisso com o interesse nacional.
“A reunião na Beira e a decisão de manterem o espírito do dialogo já anteriormente manifestado pelo antigo Presidente da Renamo, Afonso Dhlakama demonstra o seu compromisso para o alcance de uma paz efectiva e sustentável no país” refere o comunicado do diplomata suiço.
Na mesma nota, Manzoni reitera o compromisso do seu país, em continuar a apoiar o processo de paz.
“A reaproximação demonstrada entre os dois líderes, demonstra com toda a certeza a coragem política para concluir o processo” conclui a nota.
UE mostra-se disponível para apoiar as partes na implementação do acordo
A Delegação da União Europeia (UE) felicita o Presidente Filipe Nyusi e o coordenador da Comissão Política da Renamo, Ossufo Momade, pelo seu consenso em matéria de assuntos militares, mostrando a sua vontade de realizar progressos tangíveis.
"Este é um passo importante para o reforço da confiança mútua entre as duas partes e para a conclusão de um processo de paz efectiva" diz a UE em comunicado de imprensa.
A União Europeia e os seus Estados-Membros estão dispostos a apoiar as partes na implementação bem sucedida deste acordo e no processo geral de paz e reconciliação nacional, para benefício de todos os moçambicanos.