O País – A verdade como notícia

Escritores da Galiza participam na 7ª edição do Festival Internacional de Poesia em Xai-Xai

Os escritores galegos, Alexandre Brea Rodríguez (da cidade de Santiago de Compostela – Galiza), Concha Rousia (da cidade de Ginzo de Lima – Galiza) e Iolanda Aldrei (da cidade de Santiago de Compostela – Galiza), estarão no país neste mês de Abril, para participarem no VII Festival Internacional de Poesia 2023, na Cidade de Xai-Xai.

O evento da Associação Cultural Xitende, em parceria com o Conselho Municipal da Cidade de Xai-Xai, decorre entre 23 e 29 de Abril, na capital de Gaza, onde se vai realizar o Festival Internacional de Poesia com a participação de escritores africanos, europeus e americanos.

O vencedor do prémio melhor poema, editado em Portugal em 2017, Alexandre Brea, apresentará o seu livro de poesia intitulado “O Livro Branco”, a Presidente do Instituto Cultural Brasil-Galiza, Concha Rousia, apresentará o livro “As Sete Fontes” e a multipremiada escritora Iolanda Aldrei fará a apresentação do livro “O segredo de Sheela”. Os três autores da Galícia orientarão workshops sobre a literatura nas sessões do paços do Conselho Municipal da Cidade de Xai-Xai e nas escolas e universidades da província de Gaza.

Alexandre Brea Rodríguez nasceu em Santiago de Compostela, em 1994. Graduado em física, actualmente está a realizar o doutoramento em física de partículas. Nos últimos anos, participou nas obras poéticas colectivas “Além do silêncio, Galiza e Moçambique numa linguagem e numa sinfonia” e no Livro Homenagem a Manuel Maria, assim como em numerosos recitais.

No ano 2016, foi um dos seleccionados para formar parte da antologia lusófona Emergente, que selecciona até 12 poetas emergentes de todo o universo lusófono. Em 2017, publicou o seu primeiro livro de poesia, “O Livro Branco”. Um dos poemas deste livro, “Com o ritmo da chuva”, venceu o prémio aRi[t]mar, destinado ao melhor poema editado em Portugal em 2017.

Concha Rousia nasceu em 1962, na raia entre Ginzo de Límia e Montealegre. Começou a sua actividade literária com ‘Lobos’ em Vieiros e deu continuidade com numerosas publicações em suporte electrónico e em papel. Integra diversas antologias na Galiza e no estrangeiro. Em 2005, editou o seu primeiro romance, As Sete Fontes.

Entre os prémios que recebeu, destaque para o Prémio de Narrativa do Concelho de Marim e o Prémio do Certame Literário Feminista do Condado. É secretária da Fundação Academia Galega da Língua Portuguesa e colaboradora desde 2007 dos Colóquios da Lusofonia. É a Presidente pela parte galega do Instituto Cultural Brasil-Galiza.

Iolanda Aldrei nasceu em Santiago de Compostela, em 1968. Escritora e professora, é licenciada em Filologia Hispânica pela Universidade de Santiago de Compostela e em Filologia Galego-Portuguesa pela Universidade da Corunha. As suas publicações científicas focam os âmbitos da Linguística, a Sociolinguística, os Estudos Literários e a Didáctica, tendo dedicado grande parte dos seus estudos à Lusofonia. Para além de diferentes publicações culturais, antologias, livros colectivos, blogues, jornais e revistas, conta com obra literária poética (A Palavra no ar, 1990; Memória de nove luas, 1994; O Grimório Azul de Samaná, 2011; O Segredo de Sheela na Gig, 2017; Quando a Joana voltou, 2018)  e narrativa (Entrecontar, 2020, Através Editora).

De referir que esta edição irá contar com o escritor português Samuel F. Pimenta e com vários escritores moçambicanos, como Paulina Chiziane, Francisco Noa, Marcelo Panguana, Nelson Saúte, Andes Chivangue, Deusa d’Africa, Dom Midó das Dores, Dragon bee Yoni, Elísio Miambo, Lahissane, Lino Mukurruza, Mauro Brito, Jorge de Oliveira, Sónia Sultuane, Valério Maúnde, Alerto Bia, Almeida Cumbane, Cheina, João Baptista, Ingrid Ellen, Suely Vasconcelos, José dos Remédios e entre outros.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos