O País – A verdade como notícia

Erosão ameaça “engolir” residências na Cidade de Maputo

As últimas chuvas agravaram a erosão de solos em vários bairros periféricos da Cidade de Maputo. Onde há anos havia ruas, algumas delas tendem a desaparecer e outras já são valas. No bairro Laulane, por exemplo, há residências onde os proprietários já não têm como levar viaturas para casa.

O que antes era uma rua plana, actualmente parece uma fenda que leva às profundezas da terra. A força da água abriu buracos profundos no bairro Albasine, arrastando terra e pedras para algures. Segundo Eufrásia Gabriel, moradora do bairro, Laulane, a “rua da padaria” antes do início do problema de erosão, “era uma zona muito bonita” e todos usavam a via para chegar às suas casas”

Agora, as casas estão suspensas em relação à superfície da rua e os moradores receiam o desabamento a qualquer momento, principalmente porque as fundações de algumas delas já estão expostas. Os proprietários recorrem ao entulho e pneus para tentar atrasar o avanço do desgaste de solos e, assim, prevenir um eventual incidente.

“Estamos a tentar pôr pedra com pneu para travar a água e não invadir a casa, o muro porque o muro estava quase para cair”, disse Carlitos Manhiça, outro morador entrevistado pela nossa reportagem

Os moradores da rua de padaria, em Laulane, se submetem a um exercício titânico para levar as suas viaturas para os quintais. Para entrar ou sair de casa, é preciso descer e escalar degraus. Não poucas vezes, os moradores desistem e deixam as viaturas na rua. 

“Temos que deixar nossos carros nos parques ou então na estrada” disse Leonel Maundze

As ruas transformaram-se em autênticas ravinas, algumas com profundidade considerável. Os moradores dizem que o problema não é novo, mas este ano agravou-se, devido à intensidade das últimas chuvas, e apontam, também, outras causas humanas associadas.

Sem intervenção estruturante, as soluções improvisadas pouco surtem efeito e a força da natureza vence sempre. A ausência de valas de drenagem facilita o avanço da erosão, segundo os moradores, que contam que só podem fazer o que está ao seu alcance.

Laulane, Albasine, Ferroviário e Polana Caniço são um exemplo da situação crítica imposta pela erosão dos solos na Cidade de Maputo. Cada vez que chove, quem vive nesses bairros receia sempre que o perigo está à espreita e casas podem desaparecer.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos