O presidente reeleito turco, Recep Tayyip Erdogan, de 69 anos, no poder há 20 anos, foi hoje empossado no parlamento para um terceiro mandato de cinco anos. Na ocasião, Tayyip Erdogan prometeu assumir o cargo com imparcialidade.
“Na qualidade de presidente, juro proteger a existência e a independência do Estado, a integridade da pátria, a soberania incondicional da nação, o Estado de direito e o princípio de uma República laica, como foi concebida por Ataturk, o pai dos turcos”, declarou o presidente.
De acordo com a imprensa pró-governamental, cerca de 20 chefes de Estado e de governo confirmaram presença nas cerimónias, incluindo o primeiro-ministro arménio, Nikol Pachinian, apesar da tensão histórica entre os dois países.
Nas presidenciais realizadas no passado domingo, Erdogan, forçado pela primeira vez a disputar uma segunda volta, obteve 52,18% dos votos contra 47,82% do seu adversário, o social-democrata Kemal Kiliçdaroglu, segundo os resultados oficiais divulgados na quinta-feira.