O País – A verdade como notícia

Erdogan reeleito presidente da Turquia

Foto: Diário de Notícias

Agora é oficial. O Conselho Eleitoral da Turquia confirmou a vitória de Recep Tayyip Erdogan, na segunda volta das eleições presidenciais, que decorreu este domingo, escreve a imprensa internacional.
O presidente turco foi reeleito, ontem, com 52% dos votos.

“Com base nos resultados provisórios, foi constatado que o Sr. Recep Tayyip Erdogan foi reeleito Presidente da República”, disse o presidente do Alto Comité Eleitoral da Turquia, Ahmet Yener, citado pelo Observador.

Dados avançados pela Rádio França Internacional (RFI), que cita a agência estatal Anadolu, com 99,43% das urnas abertas, o Conselho Eleitoral deu a vitória a Erdogan, com 52,14% dos votos. O seu opositor, Kamal Kiliçdaroglu, terminou esta segunda volta com 47,86% dos votos.

Os resultados oficiais finais deverão ser anunciados no início da próxima semana. No entanto, Ahmet Yener explica que com uma diferença de mais de dois milhões de votos entre os candidatos, os restantes votos não contados não alterarão o resultado.

Ainda antes da confirmação do Conselho Eleitoral, Erdogan já se tinha declarado vitorioso, enquanto o adversário lamentou o resultado.

“A nossa nação confiou-nos a responsabilidade de governar o país pelos próximos cinco anos”, disse Erdogan num discurso ao início da noite deste domingo, em frente à sua residência em Istambul.

“Concluímos a segunda volta das eleições presidenciais com o apoio do nosso povo. “Se Deus quiser, seremos dignos da vossa confiança, como temos feito nos últimos 21 anos”, disse Erdogan.

“O resultado destas eleições mostrou, mais uma vez, que ninguém pode ter a coragem de mudar as liberdades e as conquistas deste país. Não há ninguém que possa ameaçar a Turquia”, sublinhou.

Perante os apoiantes, o chefe de Estado, que está há 20 anos no poder, garantiu que vai cumprir “todas as promessas feitas ao povo” e salientou que cada eleição é “um renascimento”.

Por seu lado, o opositor Kemal Kiliçdaroglu expressou a sua “tristeza” pelo futuro da Turquia.

“Estou profundamente triste com as dificuldades que o país enfrenta”, disse o candidato derrotado e líder do principal partido da oposição da Turquia, falando na sede do seu partido, em Ancara, após a reeleição do Presidente Erdogan.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos