A edição 2018 da Engen Maputo Basket, Campeonato da Cidade em seniores masculinos e femininos, é aliciante! Para o primeiro classificado, o prémio será de 500 mil meticais, enquanto o segundo e terceiro classificados ficarão com 300 e 200 mil meticais, respectivamente.
Mas os prémios não se ficam por aqui. Haverá também premiação monetária a nível individual. O MVP, melhor jogador da competição, vai receber 50 mil meticais. Para os melhores – marcador e ressaltador, a organização da competição reserva 25 mil meticais cada um.
Os jogos, esses, iniciam sábado nos pavilhões do Desportivo e A Politécnica. Em femininos, Desportivo de Maputo joga com Costa do Sol, vice-campeão, em desafio agendado para às 15h30 no pavilhão da primeira formação.
Duas horas depois, ou seja, às 17h30, teremos o jogo mais esperado da primeira jornada da Engen Maputo Basket, em masculinos.
O Ferroviário de Maputo, campeão em título, terá pela frente a A Politécnica, vice-campeã.
Ainda no pavilhão do Desportivo, em jogo a ter lugar às 19h00, a equipa da casa mede forças com o Atlético em seniores masculinos. Com melhor estrutura, o conjunto orientado por Horácio Joaquim Martins parte naturalmente como favorita a alcançar a vitória neste certame.
Já no pavilhão da A Politecnica, teremos às 15h00 o embate entre o Matolinhas e Costa do Sol, em masculinos.
Às 17h00, em seniores femininos, a A Politécnica defronta o Ferroviário das Mahotas, ex-equipa “B” do Ferroviário de Maputo.
É um jogo que será interessante de seguir pois, ano passado, a extinta equipa “B” do Ferroviário de Maputo criou muitos dissabores à A Politécnica. Por último, o Ferroviário de Maputo, campeão em titulo, terá pela frente o Maxaquene, conjunto agora orientado por Simão Mataveia.
A disputa das partidas na fase regular obedecerá, como habitual, o sistema de todos contra todos, contudo a novidade é a redução de voltas, onde em masculinos serão duas, em contra parte do ano passado (três), e em femininos a prova será disputada em três, contra quatro voltas no ano passado.