O País – A verdade como notícia

Encerrada investigação sobre explosões nos gasodutos Nord Stream

Foto: Notícias ao Minuto

A procuradoria da Suécia decidiu hoje encerrar a investigação sobre as explosões, em 2022, nos gasodutos Nord Stream, que foram construídos para transportar gás natural russo para a Alemanha, porque a jurisdição sueca não se aplicaria nesse caso.

Num comunicado, citado pelo Notícias ao Minuto, a procuradoria afirmou que a investigação foi sistemática e completa.

Anteriormente, a Embaixada da Rússia em Estocolmo afirmou que a Suécia não conseguiu identificar os autores dos ataques aos gasodutos durante o ano passado, o que demonstrou a incompetência das autoridades suecas.

Os gasodutos Nord Stream, construídos para transportar gás sob o mar Báltico da Rússia para a Alemanha, foram atingidos por explosões em Setembro de 2022. A agência de operação do Nord Stream disse que os danos não tinham precedentes e era impossível estimar o prazo para as reparações.

Os ataques ocorreram quando a Europa estava a afastar-se das fontes de energia russas, após a invasão da Ucrânia pela Rússia, contribuindo para as tensões que se seguiram ao início da guerra no território ucraniano em Fevereiro de 2022.

A Suécia, bem como a Dinamarca, Alemanha e Noruega, iniciou investigações sobre as explosões, mas excluiu a Rússia do processo, o que levou Moscovo a lançar a sua própria investigação. As autoridades russas caracterizaram os ataques como terrorismo internacional.

A investigação da Suécia foi apenas uma das três sobre as explosões.

A procuradoria sueca sublinhou que a investigação alemã continua e devido ao sigilo que prevalece na cooperação jurídica internacional, não poderia comentar mais sobre a cooperação que aconteceu entre os países.

O procurador sueco destacou “a boa cooperação” com a Dinamarca e a Alemanha, países com os quais partilharam “continuamente informações e relatórios de situação”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos