A NERSANT, Associação Empresarial da Região de Santarém, em Portugal, organizou, ontem, em Maputo, uma exposição para divulgar os produtos e serviços dos empresários filiados a organização e estabelecer parcerias com empresários nacionais. O presidente da comissão executiva (PCE) da NERSANT, António Campos, diz que a organização que preside tem interesses nas áreas da indústria, serviços e agroindústria. “Nós trabalhamos junto da indústria, agroindústria, construção civil, serviços a metalomecânica. Pelo que, são áreas muito fortes e é por aí que pretendemos entrar no mercado moçambicano, e acreditamos que exista potencial no mercado para estas áreas”, disse o PCE.
António Campos explica que a vinda a Maputo não se vai restringir na procura por oportunidades no mercado nacional, visto que a missão tem ainda a pretensão de atrair investimentos para Santarém. “Vamos apresentar o potencial que Santarém tem, queremos desafiar os empresários moçambicanos a investirem em Portugal, mas especificamente no nosso distrito”, explicou António Campos.
Campos aproveitou a exposição para convidar o empresariado nacional a participar do Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo, um fórum empresarial organizado pela NERSANT. A fonte defende que o encontro pode servir para criar uma ponte de transferência tecnológica.
“O nosso distrito é muito forte do ponto de vista agroindustrial, as grandes empresas portuguesas estão lá estabelecidas. Achamos que podemos fazer a ponte, do ponto de vista da transferência tecnológica, quer para agroindustrial, quer para a industrialização do agronegócio ou as boas práticas que são usadas em Portugal. Pensamos que esta parceria pode ser útil para o desenvolvimento de Moçambique e vice-versa”, afirmou Campos.
O empresário defende que as parcerias são importantes para o crescimento dos negócios. “Os negócios são que nem uma estrada, mas deve ter dois sentidos e os carros devem andar para os dois lados. Os negócios só conseguem ser estáveis e duradoiros quando são feitos em dois sentidos, porque se for só num sentido, não irão durar ou ter frutos”, defendeu o empresário.
O Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo vai realizar-se de 23 e 24 de Outubro em Tomar, Portugal. O evento vai contar com a presença de empresários locais, de outras regiões portuguesas e do estrangeiro. A Associação Empresarial da Região de Santarém já participou de várias edições da FACIM e estabeleceu parcerias com empresários das províncias da Zambézia e Nampula.