Há 50 novos fiscalizadores de estacionamento rotativo na cidade de Maputo. Os agentes vão reforçar a polícia municipal, na melhoria da desordem no estacionamento de viaturas.
A Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento decidiu reforçar a Polícia Municipal no controlo do estacionamento e mobilidade urbana. Há 50 novos agentes de fiscalização recrutados para o efeito.
O Presidente do Conselho de Administração da EMME, Francisco Mabjaia, avança que “os 50 agentes vão para o terreno devidamente identificados e uniformizados, no exercício das competências legalmente atribuídas à EMME que são a fiscalização das reservas de espaço, fiscalização do estacionamento rotativo e fiscalização dos parques. Estes agentes assumem progressivamente as matérias de fiscalização anteriormente exercidas pela Polícia Municipal.”
Numa primeira fase, os agentes devem dialogar e sensibilizar condutores infractores, sem descurar da sua responsabilidade. Francisco Mabjaia garantiu que os agentes estão orientados para dialogar, informar e esclarecer aos munícipes sobre as normas do estacionamento rotativo. A medida visa “construir uma cultura de respeito pelas regras,não pela via do medo, mas pela via de consciência cívica”. No entanto, a pedagogia não exclui a responsabilidade.”
A polícia Municipal esclarece que as suas funções não estão a ser substituídas.
A EMME colecta uma média de 110 mil meticais de receitas diárias, valor muito aquém das metas.

