Presidente da República, Daniel Chapo, reuniu-se, nesta sexta-feira, com o embaixador da República
Árabe Saharauí Democrática, Uadadi Chej Ahmed, que se despediu de Moçambique após o término do seu mandato diplomático de 12 anos.
No encontro, de audiência, o diplomata expressou gratidão pela hospitalidade e solidariedade do povo moçambicano, destacando as relações de amizade e cooperação que unem os dois países.
Falando à imprensa no final da audiência, o embaixador saharauí descreveu o encontro como um momento marcante e emotivo, segundo um comunicado da Presidência da República de Moçambique.
“Acabo de sair desta audiência que fui concedido por Sua Excelência Presidente Daniel Francisco Chapo, Presidente da República de Moçambique. Foi um momento muito interessante, muito agradável. Esta foi uma ocasião para despedir-me de Moçambique, mas fico com Moçambique no meu coração para sempre, porque, como sabem, eu estou aqui há quase 12 anos”, declarou o embaixador, visivelmente emocionado.
Durante a sua missão diplomática, Uadadi Chej Ahmed acompanhou de perto o fortalecimento das relações entre Moçambique e a República Árabe Saharauí Democrática, sustentadas por laços históricos de solidariedade africana e pela defesa comum dos valores de autodeterminação e liberdade.
“A República Árabe Saharauí Democrática e a República de Moçambique têm relações bilaterais frutíferas e benéficas, relações entre dois países irmãos, africanos, militantes que deram muito sacrifício de sangue para o mais nobre e mais digno da vida, que são a liberdade e a dignidade, a independência”, sublinhou o diplomata, de acordo uma nota da Presidência.
O embaixador termina assim uma missão de mais de uma década marcada pela consolidação das relações diplomáticas entre os dois países, reafirmando que levará consigo a amizade do povo moçambicano e o compromisso de continuar a promover os ideais de liberdade e dignidade partilhados entre Moçambique e a República Árabe Saharauí Democrática.