Nigéria quer investir mais em Moçambique na área de petróleos e gás. A informação foi avançada, esta quarta-feira, durante um encontro de despedida do embaixador cessante daquele país africano ao país.
No referido encontro, Yamah Mussa falou da necessidade de melhorar ainda mais os investimentos no país.
“O Presidente também se referiu a isso, estava muito consciente, foi profundamente informado desse programa e espera que mais empresários e mulheres nigerianos venham investir na área de petróleo e gás, com base na experiência que a Nigéria adquiriu ao longo dos anos em operações de petróleo e gás, também como um dos países com os maiores depósitos de petróleo e gás em África”, disse Yamah Mussa.
Falando à imprensa, o diplomata nigeriano destacou ainda alguns projectos de investidores do seu país em Moçambique. Yamah Mussa disse mesmo que “temos diferentes investimentos em diferentes áreas das principais empresas petrolíferas nigerianas”.
E falou dos acordos com algumas empresas de processamento de petróleo e gás. “Uma empresa privada chamada AlTIU assinou um acordo de processamento de petróleo e gás com o Governo de Moçambique, que, claro, não me lembro do número, mas em milhões de dólares, porque adquiriram um bloco petrolífero que pretendem explorar e produzir petróleo e gás para o Governo e o povo de Moçambique”, disse Yamah Mussa.
O diplomata nigeriano teve uma missão em Moçambique de dois anos.