A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reagiu à morte da rainha britânica, Isabel II, com “profunda tristeza”, tendo a destacado como “âncora de estabilidade”.
“É com profunda tristeza que tomei conhecimento do falecimento de Sua Majestade a Rainha Isabel II. Foi a chefe de Estado há mais tempo ao serviço do mundo e uma das personalidades mais respeitadas a nível mundial”, escreveu Ursula von der Leyen, na rede social Twitter.
Von der Leyen endereçou, ainda, uma mensagem de condolências endereçada ao príncipe Charles, destacando a “a coragem e devoção” da monarca no serviço ao seu país, considerando que se tornou numa “fonte de força para muitos e uma âncora de estabilidade nos tempos mais difíceis”, escreve a Lusa, citada pelo Notícias ao Minuto.
“O seu reinado definiu a história do seu país e do nosso continente. Simboliza o melhor do Reino Unido, as suas pessoas e os seus valores”, acrescentou Von der Lyen.
A Presidente da Comissão Europeia saudou ainda IsabelII como “um modelo de continuidade” ao longo da história.
“Testemunhou a guerra e a reconciliação na Europa e fora dela, e as profundas transformações do nosso planeta e sociedades”, disse.