Eram por volta das 13 horas quando os residentes de Vilankulo decidiram amotinar-se defronte do edifício onde funciona a Comissão Distrital de Eleições.
Os mesmos exigiam que tivessem acesso a sala onde decorria o apuramento dos resultados de votação para acompanhar o processo.
Segundo apurou o “O País” os manifestantes diziam que não confiavam naquele órgão, uma vez que na madrugada de quinta-feira já circulavam informações que davam conta da victória da Renamo. Entretanto, na manhã do mesmo dia, as informações que circulavam davam conta que na verdade, foi a FRELIMO quem ganhou.
Depois de negociações com os mesmo que se mostravam irredutíveis a ordem de se retirar dali, houve agitação, a Unidade de Intervenção Rápida foi acionada para dispersar a população.
Quando aquela unidade da polícia chegou começou a disparar gás lacrimogêneo, como medida para que os manifestantes abandonassem o local.
Segundo a Porta Voz da Polícia em Inhambane Nércia Bata, não houve pessoas feridas e nem detidas e afirma que a situação já está controlada, sendo que a população já pode se deslocar, sem problemas.