Um total de 43 partidos submeteram inscrições na Comissão Nacional de Eleições, com vista a concorrer nas eleições gerais de 9 de Outubro. Os pedidos foram todos aprovados, e, com efeito, a CNE abre a janela da submissão das candidaturas para a eleição dos deputados da Assembleia da República, governadores das províncias e membros das Assembleias Municipais, entre os dias 13 de Maio a 10 de Junho.
A Comissão Nacional de Eleições recebeu a inscrição de 43 formações políticas que se propõem a concorrer para as eleições legislativas e de assembleias provinciais. Após análise minuciosa, o órgão decidiu por aprovar todas as propostas.
As formações políticas terão 30 dias para a submissão das listas de candidatos para eleição dos deputados da Assembleia da República, governadores das províncias e membros das Assembleias Municipais, entre os dias 13 de maio a 10 de Junho.
O Porta-voz da CNE, Paulo Cuinica, fez saber ainda que não é imperativo apresentar candidaturas para todos os círculos eleitorais ao mesmo tempo. Até porque cada partido pode escolher os círculos a concorrer.
Por outro lado, a CNE prorrogou o recenseamento eleitoral na Tanzânia e no distrito de Quisanga, em Cabo Delgado, para maior inclusão dos potenciais eleitores, outrora incapazes de recensear.
A CNE diz que foi ultrapassada a meta de eleitores inscritos para o escrutínio do dia 9 de Outubro.