O País – A verdade como notícia

Eleições distritais: Nyusi diz que Governo mantém a reflexão em aberto

Foto: O País

O Presidente da Frelimo diz que o Governo mantém em aberto a reflexão sobre a realização das eleições distritais de 2024, apesar de a CRED ter concluído que o país não está preparado para o escrutínio. Filipe Nyusi revelou, também, que as Forças de Defesa e Segurança desactivaram e tomaram, semana passada, uma base dos terroristas em Cabo Delgado.

O Presidente da Frelimo esteve, esta quarta-feira, na Escola Central do partido, na cidade da Matola, onde fez a abertura da segunda sessão ordinária do Conselho Nacional da Organização da Juventude Moçambicana (OJM).

Na sua intervenção, Filipe Nyusi deu a conhecer o posicionamento do Governo sobre as eleições distritais, apesar de a Comissão de Reflexão já ter dito “não” à realização do escrutínio em 2024.

“Nós, como Governo, continuamos a deixar a reflexão a toda a sociedade. Vocês são sociedade (OJM), não são proibidos de reflectir da vossa forma como os outros estão a reflectir. Continuamos e, quando chegar a altura, o órgão legislativo vai decidir como é que se quer. Não queremos influenciar nenhuma opinião”, referiu o Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi.

Sobre as eleições distritais, a Organização da Juventude Moçambicana aplaudiu a recomendação da Comissão de Reflexão.

“O que nós, a OJM, queremos é que as chamadas eleições distritais não sejam realizadas, pois está claro que o país não está em condições financeiras nem estruturais para poder realizar as devidas eleições. Assim, apelamos a todas as forças vivas da sociedade para juntos alinharmos no consenso por não realização das eleições distritais”, defendeu Silva Livone, secretário-geral da OJM.

Ainda na abertura do evento, Filipe Nyusi revelou que as Forças de Defesa e Segurança têm tido êxito na luta contra o terrorismo em Cabo Delgado. “Exaltamos a bravura coragem e espírito patriótico dos jovens das Forças de Defesa e Segurança que, dia e noite, debaixo do sol e da chuva, combatem grupos terroristas na província de Cabo Delgado”, elogiou Filipe Nyusi, sublinhando que a maior parte dos membros do exército moçambicano e da força policial são jovens “e não são jovens choramingões, mas são jovens com missões”.

E é graças às batalhas bem-sucedidas que, segundo o secretário-geral da Frelimo, a vida tende a voltar à normalidade nas zonas recuperadas.

O Presidente do partido no poder não ficou alheio ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, tendo sublinhado que os profissionais da comunicação social devem exercer o seu trabalho livre interferências governamentais.

A segunda sessão do Conselho Nacional da OJM debate, entre os vários assuntos, a ética e disciplina partidária, as propostas do Plano Quinquenal 2022–2027 e de actividades e orçamento do braço juvenil da Frelimo referente ao ano de 2023.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos