Apenas 10 jogadores renovaram os seus contractos na ENH de Vilankulo e os restantes foram dispensados. A direcção foi ainda buscar 21 reforços para atacar a época 2020. O clube decidiu ainda não renovar com o técnico Antoninho Muchanga, sendo que Nelson Santos é uma das opções para assumir a equipa.
Idade e lesões são as razões apontadas pela direcção da EHN de Vilankulo para dispensar mais da metade do plantel que representou a equipa no ano passado. Para suprir a razia, o clube contratou 21 novos jogadores oriundos de vários clubes que militam no Moçambola. “Estamos a formar uma equipa jovem. Esses jogadores foram dispensados pela equipa técnica porque alguns tinham idade muito avançada (30 anos), alguns com lesões graves e não podíamos continuar com eles. Fomos buscar jovens talentosos, com alguma experiência no Moçambola. Pretendemos, com isso, melhorar o nosso futebol e quiçá alimentar a selecção nacional”, justificou Tavares Martinho, presidente daquela colectividade para depois avançar que há prohectos já em andamento visando a melhoria das infraestruturas do clube. “Estamos a desenvolver trabalhos de melhoria do nosso campo. Neste momento decorre o trabalho de remoção de toda a relva seca para em seguida plantar-se uma nova, para que em Abril (mês do arranque do Moçambola), tenhamos um campo em condições de acolher a prova rainha. Estamos a melhorar as residências dos jogadores e pretendemos criar escritórios adequados para o nosso clube”, detalhou.
Antoninho Muchanga, técnico cujo contrato terminou a 31 de Dezembro é carta fora de baralho, sendo que a opção da direcção passa por um técnico estrangeiro. “Neste momento, temos dois treinadores adjuntos confirmados nomeadamente: Victor Mayamba e António Uamba, são jovens muito dinâmicos que gostam de aprender. Neste momento estamos a trabalhar no sentido de ter o treinador principal. Contactamos o croata Boris Pucic, mas acabamos descartando porque exige salários muito altos (15 mil dólares), estamos a negociar com Nelson Santos, mas parece que ele está ocupado no Belenenses, mas é um treinador a não descartar. Estou ainda em contacto com Alex Alves que está na China”, avançou o dirigente.
Lembre-se que a ENH terminou a época passada na 5ª posição com 41 pontos, sendo que para este ano o principal objectivo passa por conquistar a Taça de Moçambique e estar entre os três melhores do Moçambola.