O País – A verdade como notícia

EDM desmantela 20 esquemas de roubo de energia em Hulene e Mavalane

Foto: O País

Electricidade de Moçambique desmantelou, este sábado, 20 esquemas de roubo de energia nos bairros Hulene e Mavalane, na Cidade de Maputo. A empresa diz que de Janeiro a esta parte já perdeu cerca de um milhão de Meticais por ligações clandestinas só na capital do país.

A Electricidade de Moçambique (EDM) perdeu, de Janeiro a esta parte, cerca de um milhão de Meticais, só na Cidade de Maputo, em consequência, principalmente, de ligações clandestinas.

Este sábado, técnicos da EDM, acompanhados de agentes da Polícia da República de Moçambique, fiscalizaram algumas casas nos bairros de Hulene B e Mavalane, na Cidade de Maputo. O objectivo era desmantelar esquemas de roubo de energia.

“Num universo de 70 clientes, conseguimos encontrar 20 pessoas a roubar energia. Nós partimos da consciencialização, mas em alguns casos levamos alguns destes infractores à esquadra para responderem pelo furto de energia. Como devem ter-se apercebido, existem clientes que desde que celebraram contratos nunca compraram energia”, disse Sílvia Macamo, directora de Operações da EDM, na Cidade de Maputo.

Segundo a gestora, há clientes que usam energia “de borla” há mais de dois anos. Durante tempos, a EDM vem substituindo os contadores antigos por novos – os chamados “contadores inteligentes” – mas porque ainda não foi feito para todos os locais, persiste o consumo ilegal electricidade.

O preço da energia, considerado alto, tem sido apontado como uma das causas do roubo, mas há quem não concorda com a justificativa e apela aos cidadãos para não se deixarem iludir pelos preços e recorrerem ao crime.

A EDM diz que vai continuar com a operação em outros bairros para desincentivar as ligações clandestinas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos