O País – A verdade como notícia

Disponíveis 3200 unidades de sangue para quadra festiva

Para esta quadra festiva, o Serviço Nacional de Sangue dispõe, neste momento, de 3200 unidades de sangue, colectadas nas últimas duas semanas. A instituição alerta que só a prudência para evitar desmandos e tragédia, durante as festas, pode garantir que o stock seja suficiente.

As unidades sanitárias nacionais enfrentam insuficiência de reservas de sangue em determinados períodos do ano, particularmente em quadra festiva, altura em que se regista um aumento da demanda pelo líquido vital.

Os acidentes de viação, as queimaduras e outros traumas é que ditam maior necessidade de transfusão de sangue no país, o que causa, vezes sem conta, ruptura de stock.

Para evitar essas situações, o Serviço Nacional de Sangue está a aumentar a sua capacidade de colecta e disponibilidade.

“Na quadra festiva passada, andámos com 2500 unidades e, este ano, temos mais 700 unidades acima deste número. Nunca digo que temos sangue suficiente nem vou dizer que este é o número confortável. O importante é que haja sempre doação de sangue, de forma que, à medida que vamos usando esse sangue, haja reposição, porque o líquido vital tem que estar sempre lá à espera do doente”, disse Sara Guita, directora-geral do Serviço Nacional de Sangue.

As unidades de sangue disponíveis são  destinadas, com prioridade, a oito hospitais da região do Grande Maputo. Entretanto, havendo necessidade, algumas unidades de sangue serão enviadas para outros hospitais nacionais.

“Daqui do Serviço Nacional de Sangue, que temos esta unidade funcional, o sangue vai para oito unidades sanitárias, como o Hospital Geral José Macamo, Mavalane, da Machava, Hospital Provincial da Matola e outros centros de saúde como Marracuene, Boane e Namaacha”, exemplificou.

As 3200 unidades colectadas nas últimas duas semanas, para esta quadra festiva, só podem ser suficientes se não houver tantas emergências. O sangue conservado tem validade de 35 dias.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos