O País – A verdade como notícia

banner_02

Edil de Pemba culpa munícipes pela venda de produtos fora dos mercados

Foto: O País

A falta de cultura por parte dos cidadãos de Pemba de fazer compras nos mercados está  a incentivar a invasão de vendedores informais nas ruas da cidade. A situação preocupa o edil de Pemba, Abdul Gani,  que apela aos munícipes para fazerem as compras nos mercados que estão a ser construídos em vários bairros da urbe.

O Município de Pemba está a lutar para acabar com os vendedores informais nas ruas e passeios  da cidade,  mas enfrenta dificuldades em colocar um travão nesta prática devido à suposta falta de colaboração dos cidadãos que, por razões desconhecidas, não fazem compras dentro dos mercados.

A preocupação do edil de Pemba foi levantada durante a inauguração de dois novos mercados na cidade.

“O que nós devemos fazer, como munícipes, compradores destes produtos, é termos a cultura de entrar nos mercados e adquirir os mesmos lá dentro. Isto porque aqui já temos casas de banho, água para situações de higiene, energia dentro do espaço e todos os serviços necessários. Então, convido todos os munícipes que acredito estarem a perceber este conceito da boa gestão e convivência naquilo que é a postura municipal”, destacou Abdul Gani.

Para os beneficiários, as infra-estruturas vieram aliviar o sofrimento de alguns  vendedores que faziam os seus negócios na rua.

“Sofria muito na época chuvosa, sofria muito mesmo”, lamentou Laura António, vendedeira.

Por sua vez, Zura Mário, também vendedeira, manifestou a sua satisfação com a entrega dos mercados. “É uma boa iniciativa. Temos, agora, um espaço adequado para exercer a nossa actividade”.

Os mercados de Muxara e do bairro Eduardo Mondlane custaram cerca de 1 milhão de dólares, valor desembolsado pelo Reino da Noruega. As infra-estruturas estão equipadas com sistemas de frio, lojas, balneários e energia eléctrica produzida a partir de painéis solares.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos