O País – A verdade como notícia

Edil de Maputo promete soluções para mitigar inundações ainda esta semana

Até sexta-feira, podem ser apresentadas novas soluções para o alívio do caminho das águas em alguns bairros do município de Maputo. A garantia é de Rasaque Manhique, que também apelou à paciência dos utentes da Avenida Julius Nyerere, cujas obras de reabilitação estão atrasadas.

Segundo dados do Instituto Nacional de Redução de Risco de Desastres (INGD), o município tem estado a procurar soluções para aliviar o sofrimento de pelo menos  46 555 pessoas que foram afectadas pelas recentes chuvas só na cidade capital.

Para soluções de emergência, segundo a edilidade de Maputo, foram alocadas quatro motobombas industriais para a sucção da água nas zonas mais críticas, como, por exemplo, Maxaquene, Hulene e Magoanine, sendo este último um dos bairros onde as motobombas não surtiram o efeito desejado.

Rasaque Manhique justificou que a razão do insucesso das motobombas nalgumas zonas se deve à existência de lençóis freáticos, ou seja, há uma reserva de água subterrânea nesses locais.

“O município alocou motobombas para aliviar o sofrimento das pessoas. Temos zonas onde conseguimos ter sucesso. No bairro 25 de Junho, trabalhámos com as mesmas motobombas. Trabalhamos em alguns pontos de Hulene e Magoanine. Não tivemos sucesso em todos os lugares porque há zonas onde há um lençol de água, onde há nascente e, com o agravante das chuvas, tornou-se difícil.”

Manhique “não cruzou os braços” e prometeu, ainda esta semana, anunciar algumas soluções para os bairros onde as motobombas não foram “funcionais” num encontro marcado para sexta-feira no bairro de Magoanine.

O edil também falou das atrasadas obras de reabilitação da Avenida Julius Nyerere, apelando aos utentes para terem calma e garantiu que as mesmas não vão parar até à sua conclusão.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos