O País – A verdade como notícia

Edil de Maputo confrontado com problemas de água e transporte na Katembe

Foto: O País

Moradores da Katembe, na Cidade de Maputo, querem mais água potável e soluções para o problema de transportes de passageiros. O pedido foi feito, esta sexta-feira, ao edil de Maputo, Eneas Comiche, durante um comício popular.

De visita ao distrito Municipal da Katembe, nesta sexta-feira, o presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM), Eneas Comiche, inteirou-se da execução das obras de duas infraestruturas públicas e logo a seguir interagiu com a população, com vista a colher as maiores preocupações e buscar as prováveis soluções.

“Temos de criar capacidade de modo a que ao nível do distrito possa-se intervir sempre que necessário”, disse o edil da Cidade de Maputo ao dirigir- se dirigir aos residentes daquele distrito, que a princípio o confrontaram com o drama da falta de água potável que vivem há anos.

“Temos água aqui na Katembe mas é salgada e não conseguimos beber. Para tomarmos chá, eu tenho que ir buscar vinte litros de água em Guachene. Para cozinhar temo-nos ajeitado com aquela, mas sai espuma quando preparamos arroz ou caril”, relatou Leonor Jorge.

Para a vida correr normalmente, não falta apenas água na Katembe, o transporte para circular no interior do distrito é outra preocupação que cresce, com o surgimento de novos bairros, segundo queixou ao edil Sabina Jorge.

“Os moradores de Chali não tem transporte semicolectivo de passageiros. Quando temos carga devemos alugar carros para nos levar ao destino. Há coisas em falta papá. Pedimos transporte que passe desta estrada. Já faz muito tempo que pedimos mas não vemos a resposta. Iremos ficar com a voz roca”.

E a solução exigida pelos residentes é imediata.

“Papá pedimos transporte, porque inicialmente tínhamos um machimbombo que nos beneficiava bastante, quando inauguraram a estrada. Mas o tal carro só trabalhou durante dois meses e desapareceu. Nunca mais voltou”, clamou Isac Albino.

O director da área de transportes diz que a edilidade já tem um plano para pôr fim ao problema.

“Na zona da rotunda teremos uma terminal, através da qual vai-se fazer interligação aos bairros de Chamissava, Chali, Inguide, e tantos outros. Nós vamos desenhar estratégias para que algumas viaturas circulem apenas internamente”, garantiu Nelson Massango, director de Mobilidade, Transportes e Transito, no município de Maputo. Sobre a falta de transporte da baixa da Cidade de Maputo ao distrito municipal Ka Tembe, no período nocturno, o município garante haver negociações com os transportadores para estenderem o horário.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos