A contagem de votos feita em paralelo pelos candidatos durante as eleições é originada pela falta de transparência do processo. Quem o diz é o bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique (OAM). Como solução, Carlos Martins diz que a contagem pode ser feita em tempo real.
Recentemente, o candidato presidencial que concorreu às eleições com o suporte do PODEMOS veio a público anunciar que os resultados legitimam a sua vitória a Presidente da República nas eleições de 09 de Outubro, e, inclusive, avançou que está “pronto para fazer uma transição governativa”.
Hoje, em reacção aos resultados preliminares, o presidente do PODEMOS, partido que suporta Venâncio Mondlane e ocandidatop presidencial do MDM, Lutero Simango, também contestaram os resultados.
Para evitar contestações, o bastonário da Ordem dos Advogados apontou a contagem de votos em tempo real como forma de potenciar a transparência do processo eleitoral.
“Mais transparência dos órgãos de gestão eleitoral (…) nós estamos a viver um momento de crise, de desconfiança relativamente aos órgãos de gestão eleitoral, e é isto que provoca, naturalmente, estas contagens paralelas, porque o processo eleitoral é possível, porque também assistimos nos outros países. Portanto, não é uma coisa inédita, é possível que a contagem seja permanente, que seja acompanhada quase em tempo real, e isto, naturalmente, afasta as suspeições relativamente ao processo”, apontou Carlos Martins.
Já os juízes dizem que estão a trabalhar com todos os recursos e reiteram que são imparciais e independentes.
“Quando chega este período, as pessoas têm esta tendência de achar que provavelmente o juiz X, o juiz Y possa decidir para este ou aquele partido. Não é esta a nossa missão. Os juízes julgam de acordo com a lei, de acordo com os elementos que constam dos autos, porque o juiz é independente e deve ser imparcial na sua actuação”, defendeu Esmeraldo Matavele, presidente da Associação Moçambicana dos Juízes.
A CNE deve divulgar os resultados oficiais das eleições do dia 9 de Outubro até ao dia 25 de Outubro.