O País – A verdade como notícia

Duzentas casas poderão ser destruídas em Boane

Duzentas infra-estruturas habitacionais e de comércio poderão ser destruídas nos municípios de  Boane e Matola Rio para desobstruir o caminho das águas. A informação foi anunciada pelo administrador de Boane, que clarifica que os proprietários não serão indemnizados.

O governo de Boane continua na busca de soluções para minimizar o impacto das chuvas que caíram na última semana e que provocaram inundações. O administrador do distrito aponta como uma das soluções a demolição de algumas infra-estruturas.

“Nós temos cidadãos que, infelizmente, na pressa, foram construindo as suas casas, muros no caminho da água. Nós, como distrito de Boane, já estamos emitindo avisos de que vamos ter que demolir.’. Avisou Lázaro Mbambaba, administrador do distrito de Boane ponderado analisar caso a caso.  “As moradias, vamos ver como, de forma casuística, mas, no caso de muros, é mesmo para demolir. Já informamos as pessoas para retirar os seus bens”. Concluiu.

A medida vai abranger as autarquias de Matola Rio e Boane e já há disponibilidade de cerca de 3000 mil terrenos para as famílias, cujas casas serão destruídas, pelo menos em Boane. 

“No bairro Filipe Samuel Magalhães, nós temos um plano de 3 mil terrenos e até então temos garantido cerca de mil talhões” garantiu Geraldina Utchavo, Presidente do Município de Boane.” 

A autarca apela às pessoas a serem abrangidas a assumir a mudança para novos assentamentos. 

O administrador e o Presidente do Município de Boane falavam após a recepção de alimentos de uma operadora de telefonia para as vítimas das inundações na autarquia com cerca de 2000 mil pessoas afetadas pelas inundações, abrigadas em centros de acolhimento

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos