O País – A verdade como notícia

Duplas moçambicanas fora do mundial de vólei de praia

As duplas moçambicanas, de masculino  e feminino, respectivamente, estão fora do campeonato do mundo que decorre no México, desde o passado dia 6 de Outubro. As duas duplas perderam todos os três jogos da fase de grupos e falham a primeira janela de acesso aos Jogos Olímpicos.

Três jogos e igual número de derrotas é o saldo das duas duplas moçambicanas que estão no México alusivo ao Mundial de Vólei de Praia.
A dupla masculina composta por Ainadino Martinho e Jorge Monjane está fora do “Mundial” após perder por 2-0 diante dos italianos Lupo e Rossi, em desafio pontuável para a terceira e última jornada do Grupo A.

Depois de duas derrotas contra a dupla norueguesa e a holandesa, a equipa moçambicana apresentou a sua melhor performance contra os italianos, tendo perdido pelos parciais de 21-16 e 21-13, averbando, assim, o terceiro desaire e a consequente eliminação na fase de grupos, tal como tinha acontecido em Roma, Itália, em 2022.

Mesmo caminho seguiu a dupla feminina composta por Ana Paula Sinaportar e Vanessa Muianga, que, diante da dupla tailandesa, não conseguiu fazer melhor que as duas outras partidas, perdendo por 2-0, com parciais de 21-15 e 21-13.

Nas jornadas anteriores, Sinaportar e Vanessa tinham perdido diante das duplas suíça e mexicana.

Com estas três derrotas averbadas pelas duas duplas que representaram o país neste Mundial do México, morre a primeira etapa do sonho de qualificação para os Jogos Olímpicos, podendo ainda chegar à prova inter-continental, através da melhor posição no ranking mundial ou através da qualificação continental.

Qual é o caminho de qualificação do vôlei de praia para Paris 2024?
O número de equipas permanece inalterado desde Tóquio 2020. Como país anfitrião, a França tem direito a uma vaga para os torneios masculino e feminino.

As restantes 23 vagas por género (masculino e feminino) para Paris-2024 serão encontradas através de três vias de qualificação, respeitando o máximo de quatro vagas por cada continente (duas por género), garantindo, assim, o princípio da participação universal.
As duas duplas vencedoras (uma equipa masculina e outra feminina) do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia de 2023 obtêm automaticamente um passe para Paris 2024.

As 17 melhores equipas classificadas (por género) no Ranking Olímpico da FIVB, que levará em consideração os 12 melhores desempenhos alcançados por uma dupla na janela de 1 de Janeiro de 2023 a 10 de Junho de 2024, qualificam-se para as olimpíadas. Os eventos válidos para resultados do ranking são o Campeonato Mundial da FIVB 2023; Beach Pro Tour; as provas continentais de qualificação.

As últimas cinco vagas por género serão alocadas nos cinco Torneios Olímpicos Continentais, o que garantirá o passe às duplas vencedoras. A fase final destas cinco provas será realizada entre 13 e 23 de Junho de 2024.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos