O País – A verdade como notícia

Duelo de gigantes no Estádio Santiago Bernabéu

Foto: UEFA

Real Madrid e Manchester City defrontam-se, esta terça-feira, às 21h00, em jogo da primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões Europeus de futebol.

Apesar de só se terem defrontado pela primeira vez em 2012, Real Madrid e Man City já são velhos conhecidos. E apesar do histórico de confrontos ser equilibrado (V3, E2, D3), os Merengues, que contam com 14 títulos, têm tido sempre sucesso quando os duelos são nesta fase: a primeira vez aconteceu em 2015/16 (total: 1-0) e a mais recente foi em 2021/22 (total: 6-5), após uma eliminatória emocionante, escreve o sítio da UEFA.

Quando se pensa em Real Madrid na Liga dos Campeões Europeus, as estatísticas falam por si. Esta é a décima vez que disputa as meias-finais nas últimas 12 épocas e ambiciona o sexto título desde 2014 e o 15º no total, números que fazem dele o clube mais titulado da competição. Para contextualizar, o segundo tem metade.

A facilidade com que a equipa de Carlo Ancelotti bateu o Chelsea (total de 4-0 nos quartos-de-final), mostra o quanto o clube gosta desta competição. É certo que o Manchester City será um teste bem mais complicado, mas, tendo em conta o seu histórico, o Real Madrid tem boas hipóteses de passar.

Vencedor de quatro títulos da Premier League sob o comando de Guardiola, o City não conquista um troféu europeu desde 1970 (Taça dos Vencedores de Taças). Além disso, continua a escapar-lhe o mais cobiçado prémio do futebol de clubes europeu, a Liga dos Campeões, na qual foi finalista vencido em 2021. Mas agora com o temível Erling Haaland no plantel, possui uma arma à qual nem o Real Madrid pode resistir, sendo que o norueguês já fez a vida negra a outro clube espanhol, no caso o Sevilha, com um total de seis golos em três jogos.

 

HAALAND DE OLHO EM RECORDE

Começam a faltar palavras para definir Erling Haaland, avançado do Man City que é uma autêntica força da natureza. O norueguês voltou a mostrar a sua qualidade graças a dois golos frente ao Bayern nos quartos-de-final. Soma agora 12 nesta edição e tem boas possibilidades de bater um recorde de longa data.

A marca de 17 golos de Cristiano Ronaldo pelo Real Madrid em 2013/14 ainda não foi batida e, mesmo que o City chegue à final, apontar seis golos em três jogos é complicado. No entanto, Haaland há muito que pulveriza recordes nesta prova e precisou apenas de 22 partidas para apontar 35 tentos.

O treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, antevê uma partida difícil diante dos actuais campeões ingleses. “Nos quartos-de-final, estivemos a bom nível e fomos particularmente sólidos na defesa. Este é um resultado merecido e toda a gente está muito satisfeita”. Por sua vez, o treinador do Manchester City, Pep Guardiola, acredita na vitória diante dos merengues. “É a terceira época seguida em que disputamos as meias-finais. Para ganhar, primeiro é preciso tentar, e é por esta regularidade que acredito que mais tarde ou mais cedo vamos ser campeões”.

 

PSG PODERÁ ACELERAR “DOSSIER” JOSÉ MOURINHO

A imprensa inglesa avançou, ontem, que o director-desportivo do PSG, Luís Campos, já contactou com o empresário de José Mourinho para acertar pormenores sobre a provável contratação do treinador da AS Roma.

O Paris Saint-Germain parece estar convicto de que é preciso iniciar um novo ciclo no comando técnico da equipa principal e já está a preparar a sucessão de Christophe Galtier, que não deve continuar em Paris para lá do verão.

Segundo a RMC Sport, citado pelo Notícias ao Minuto, o clube francês vai acelerar o dossier para contratar José Mourinho, técnico que não tem a continuidade assegurada na AS Roma para lá do final desta temporada.

De acordo com a mesma fonte, Luís Campos, dirigente português que assume o papel de conselheiro para o futebol do PSG, já entrou em contacto com o empresário do treinador luso sobre uma possível chegada ainda este verão, com Mourinho a estar interessado na mudança para a capital francesa.

A RMC Sport garante ainda que José Mourinho, apesar de estar contente com a vida em Roma, gostaria de encontrar um novo clube mais próximo das suas ambições de lutar por títulos. Daí que o português tenha aberto a porta ao PSG, mas também ao Real Madrid que não sabe se contará com Carlo Ancelotti a partir da próxima temporada.

O treinador setubalense, recorde-se, tem contrato com a AS Roma até Junho de 2024, mas nas últimas semanas surgiram vários rumores que apontam a sua saída do clube italiano no próximo verão.

 

MESSI E PSG FAZEM AS PAZES

Lionel Messi recorreu às redes sociais para deixar uma mensagem a propósito do castigo de que foi alvo por parte do Paris Saint-Germain após uma viagem não autorizada do argentino à Arábia Saudita.

Num vídeo publicado na rede social Instagram, o camisola 10 do conjunto de Paris pediu desculpa não só ao clube, como também aos companheiros de equipa por esta atitude.

“Olá. Eu queria fazer este vídeo por causa do que está a acontecer. Antes de tudo, obviamente peço desculpas aos meus companheiros e ao clube. Sinceramente, pensei que teríamos um dia de folga, depois o jogo como aconteceu nas semanas anteriores”, começou por contar o internacional argentino, que explicou depois as razões que o levaram a viajar até ao Médio Oriente.

“Eu já tinha organizado esta viagem para a Arábia Saudita que já tinha sido cancelada e desta vez não foi possível. Peço desculpa aos meus companheiros e ao clube, não repetirei isto e cá estarei para o que o clube decidir. Nada mais, um abraço”, finalizou Lionel Messi.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos