O País – A verdade como notícia

Dubai entra no negócio do gás e petróleo em Moçambique

As reservas de hidrocarbonetos no país, continuam a atrair muitos interessados. Esta segunda-feira, os empresários do Dubai, cidade turística dos Emirados Árabes Unidos entraram em cena.

Numa altura em que as Decisões Finais de Investimentos nas áreas 1 e 4 da bacia do Rovuma, blocos operados pelos consórcios liderados pelas norte-americanas Anadarko e ExxonMobil, o gás e petróleo moçambicano atrai mais potenciais investidores asiáticos. Desta feita, trata-se da Câmara de Comércio do Dubai, que predispõem-se a criar logística no desenvolvimento da indústria de hidrocarbonetos no país.

“Estamos de olho nas oportunidades de negócios na indústria de hidrocarbonetos. Queremos ajudar com a nossa larga experiência neste sector, fornecendo logística para os projectos de gás e petróleo”, disse Omar Khan, director dos escritórios internacionais da Câmara de Comércio do Dubai.

Lembrando, que as relações comerciais entre Dubai e Maputo atingiram em 2018, cerca de 500 milhões de dólares norte-americanos, volume que corresponde o dobro do registo que vinha se verificando há cinco anos. O interesse dos empresários desta cidade turística dos Emirados Árabes Unidos não se limita apenas no gás e petróleo. “Se olharmos para o ouro, diamante e chá. Nestes três sectores, destaca-se a indústria do gás onde queremos ajudar o país na valorização deste ramo produtivo”, acrescentou.

Do lado moçambicano a logística está criada, através da empresa Agility, que pretende maximizar o uso do porto de Maputo no transporte de carga dos mega-projectos.
“Suazilândia (eSwatini) importa mais de 20 mil contentores de carga a partir do porto do Durban. Se nos tivermos no mínimo 25% dessa mesma carga a partir do porto de Maputo podemos alavancar os negócios”, apontou Clávio Macuácua, da Agility Logistics.

A empresa investiu 100 milhões de dólares na construção de um parque de armazéns para as Pequenas e Médias Empresas (PME). O empreendimento fará parte de uma rede de parques de padrão internacional que a Agility está financiando e desenvolvendo em todos os mercados principais da África para apoiar o desenvolvimento do comércio interno e regional, por forma a estimular a melhoria dos fluxos comerciais.

O Parque de armazéns da Agility vai oferecer armazéns padrões e construídos a medida compreendidos por, sala de exposição, câmara frigorifica, pátios abertos e manutenção, bem como, soluções industriais leves, instalações comerciais, escritórios e serviços de suporte.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos