O conhecido campeonato da cidade de futebol, a Liga Jogabets, foi sorteado nesta terça-feira, na capital do País, e será disputado por doze equipas, divididas em seis para cada série, que vão disputar a prova num sistema de uma volta, a partir deste sábado. Os finalistas da edição passada, nomeadamente Maxaquene e Ferroviário, estão em séries diferentes, com os “tricolores” na A e os “locomotivas” na B.
A indefinição do arranque do Moçambola 2026, que ainda não tem datas nem modelo de disputa, começou por atrasar o sorteio da Liga Jogabets em futebol, ao nível da Cidade de Maputo.
É que os clubes queriam saber quando se inicia e quando termina a prova que, geralmente, tem o seu termo duas semanas antes do arranque do campeonato nacional, para que, na semana seguinte, se dispute a Supertaça e depois o arranque do Moçambola.
Sem se saber quando inicia o Moçambola 2026, e tendo em conta que o calendário da Federação Moçambicana de Futebol anuncia a prova máxima para começar na segunda quinzena de Março, houve necessidade de se adequar o final da Liga Jogabets para datas próximas do arranque. Até porque a Supertaça está marcada para se disputar entre 7 e 8 de Março.
Com a data do arranque definida, foi-se ao sorteio, com o finalista vencido da edição passada, o Maxaquene, agora promovido ao Moçambola, a integrar a série A, juntamente com a Black Bulls, a Liga Desportiva de Maputo, o Mahafil, o Estrela Vermelha e o Vulcano.
Por seu turno, a série B terá dois colossos do futebol moçambicano, nomeadamente Ferroviário, actual detentor da Liga Jogabets, e Costa do Sol, duas das mais tituladas do país, juntamente com Águias Especiais, Ntsondzo, Desportivo e Matchedje.
LD Maputo vs Maxaquene para abrir a prova
No que aos jogos diz respeito, segundo ditou o sorteio realizado nesta terça-feira, a série A reserva um espectacular embate entre a Liga Desportiva de Maputo e o Maxaquene, duas equipas que protagonizaram despiques interessantes no ano passado, quando ambas estavam na segunda divisão.
Nos dois jogos do campeonato da cidade, as duas equipas dividiram pontos com vitória para cada lado, no jogo que cada equipa fez em casa, terminando a prova com os “tricolores” na liderança e a Liga na terceira posição.
Já o Mahafil recebe o Vulcano, enquanto a Black Bulls terá pela frente o Estrela Vermelha de Maputo, segundo classificado da segunda divisão da Cidade de Maputo do ano passado.
Pela série B, o detentor do troféu, Ferroviário, inicia a defesa do título defrontando o Ntsondzo, equipa que foi sensação na segunda divisão do ano passado, na Cidade de Maputo, enquanto o Desportivo terá pela frente as Águias Especiais.
O Costa do Sol, que garantiu o regresso de Horácio Gonçalves no banco técnico, bem como de alguns jogadores, medirá forças com o Matchedje.
A prova arranca já no sábado e será disputada no fim-de-semana e no meio de semana.

