O País – A verdade como notícia

Donald Trump declara-se inocente de 34 acusações criminais

Foto: Notícias ao Minuto

O antigo presidente norte-americano e também candidato à Casa Branca em 2024 compareceu esta terça-feira no tribunal criminal de Manhattan, em Nova Iorque, após ter sido formalmente acusado de 34 crimes de falsificação de registos comerciais. Donald Trump declarou-se inocente e afirmou ser vítima de uma “caça às bruxas” orquestrada pelos democratas do Presidente Joe Biden, que também acusa de terem “roubado” a sua vitória nas eleições presidenciais de 2020.

Esta é a primeira acusação criminal contra um ex-presidente na história dos Estados Unidos, tendo acarretado grandes desafios de segurança, face às possíveis manifestações.

As acusações estão ligadas ao caso de um alegado pagamento de suborno a uma ex-atriz pornográfica, Stormy Daniels, que terá servido para comprar o seu silêncio sobre um caso extraconjugal, antes da campanha eleitoral das presidenciais de 2016.

De acordo com a imprensa internacional, citada pelo Notícias ao Minuto, Daniels terá sido subornada em 130 mil dólares, dinheiro que foi reembolsado e registado por Trump como “honorários de advocacia”, o que a acusação apontou equivaler a falsificação de registos comerciais, que é considerado um crime em Nova Iorque.

Trump, com 76 anos, tem criticado nas redes sociais o processo, que está a dividir e a abalar os Estados Unidos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos