O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) deteve, nesta sexta-feira, dois indivíduos, por transportarem ilegalmente somas avultadas de dinheiro. Estavam no interior de um avião, no Aeroporto Internacional de Maputo, e tinham como destino a China.
Trata-se de dois cidadãos de nacionalidades maliana e costa- marfinense, detidos pelo SERNIC no dia 19 deste mês, a bordo de um avião com destino à China, na posse de uma mala contendo cerca de 132 mil dólares, equivalentes a cerca de 8,3 milhões de meticais, não declarados às autoridades.
Segundo o porta-voz do SERNIC, João Adriano, um dos indiciados afirmou que o valor era para a compra de roupas na China, para revendê-las em Moçambique.
O indiciado diz não entender por que motivos foram detidos pelas autoridades, pois, segundo ele, o valor lhes pertence e não foi adquirido de forma fraudolenta.
O SERNIC apresentou ainda um indivíduo foragido da Cadeia de Máxima Segurança, vulgo B.O., em Dezembro do ano passado, e que só agora foi recapturado.
Segundo as autoridades, o indivíduo em causa faz parte dos criminosos que se colocaram em fuga no período das manifestações pós-eleitorais.

