O País – A verdade como notícia

Dois ausentes e dois golos nos convocados de Chiquinho Conde

Fotos: FMF

Dos 30 pré-convocados pelo seleccionador nacional, Chiquinho Conde, para os trabalhos de preparação da selecção de Moçambique, com vista ao torneio regional da Cosafa e às eliminatórias do CHAN 2023, dois jogadores não estiveram em acção no último fim-de-semana. Entretanto, outros dois pré-seleccionados marcaram pelas suas equipas. 

Numa época em que se aproxima o arranque dos trabalhos dos Mambas para o embate diante da África do Sul, dos quartos-de-final do Cosafa 2022, a actuação dos jogadores convocados não foi ao mesmo nível.

Dos 30 pré-seleccionados, Kito, do Ferroviário de Maputo, e Salas, do Ferroviário de Nampula, não fizeram parte dos embates das suas equipas, nas derrotas diante da Associação Desportiva de Vilankulo e União Desportiva de Songo, respectivamente.

Foram duas ausências de peso nas contas de Chiquinho Conde, pelo menos no que diz respeito à avaliação da sua actuação no último fim-de-semana.

Kito, médio “locomotiva” da capital do país, lesionou-se no embate diante da Black Bulls, pelo que esteve fora das escolhas de Jean Loscuito para o jogo em Alto Macassa. Mas informações recentes indicam que o mesmo já regressou aos relvados e treina com os restantes colegas de equipa.

Já Salas não tem estado ao serviço do Ferroviário de Nampula, desde a segunda jornada, altura em que foi acometido por uma lesão. Ficou afastado dos últimos três jogos dos “locomotivas” de Nampula e a sua situação ainda não é conhecida.

 

TRÊS GOLOS DOS MAMBAS NO FIM-DE-SEMANA

Mas não serão somente estas duas ausências que devem estar a preocupar o seleccionador nacional, Chiquinho Conde. Há outra preocupação: a falta de golos.

Dos 30 pré-convocados, apenas dois jogadores deram gosto ao pé no fim-de-semana. Nené, médio defensivo da Black Bulls, muitas vezes usado como central, apontou um golo na deslocação a Lichinga. Foi o segundo golo do internacional moçambicano pelos “touros” esta temporada.

Quem também balançou as redes adversárias e que estará às ordens de Chiquinho Conde, a partir da próxima segunda-feira, é Lau King, avançado da União Desportiva de Songo, que marcou o primeiro golo na deslocação a Nampula. O Rei também marcou o seu segundo golo no Moçambola 2022.

Dário Melo também facturou em Nampula. Fez o segundo golo dos “hidroeléctricos”, a estrear-se na lista dos artilheiros.

Os restantes 27 jogadores (ou 22, tirando os três guarda-redes e os dois ausentes) estiveram em branco, o que revela pouca produtividade nos Mambas.

 

22 TITULARES E SEIS “BANQUEIROS”

Dos 30 pré-seleccionados por Chiquinho Conde, 22 deles foram titulares pelas suas equipas, nomeadamente, os três guarda-redes, Ernan, Victor e Ivan, com este último a sofrer um golo, nove dos 10 defesas, quatro médios e seis avançados.

Dos defesas, há que destacar dois deles que foram substituídos, nomeadamente, Fidel, da Black Bulls, e Tununo, do Ferroviário de Maputo. Neste sector Foia não saiu do banco de suplentes do Ferroviário da Beira diante do homónimo de Nacala.

No sector intermediário, onde quatro dos oito jogadores foram titulares, destaque para Amadou, Nelson Divrassone e Dário Melo, todos da União Desportiva de Songo, que iniciaram o jogo no banco de suplentes e entraram já na segunda parte. Dário Melo ainda se deu ao luxo de marcar, mesmo partindo do banco.

Quem também iniciou o jogo no banco e acabou por entrar na segunda parte foi o avançado Melven Choi, do Ferroviário da Beira, na deslocação a Nacala.

Ailton Macuácua, ou simplesmente Yude, do Ferroviário de Maputo, não saiu do banco de suplentes. Os restantes seis avançados chamados por Chiquinho Conde foram titulares.

Recorde-se que os Mambas vão realizar o pré-estágio de cinco dias em solo pátrio, antes da convocatória final e partida para Durban, onde defrontam a África do Sul, para os quartos-de-final do torneio regional da Cosafa.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos