Autoridades da saúde estão preocupadas com o aumento de casos de doença renal, uma doença silenciosa, que já é a terceira causa de morte e a sexta de internamento no país.
Cidália Amália exerce actividade comercial no Mercado Central de Maputo há 18 anos, no ano passado viu seu pai a morrer devido a complicações renais e no mês antepassado a sua prima devido a mesma doença. Ainda assim nunca se preocupou em saber mais sobre a doença e nem medidas de prevenção.
Foi mesmo para despertar a consciência de muitos que desconhecem a doença que o serviço de hemodiálise do Hospital Central de Maputo escalou o mercado Central com o lema “Saúde renal para todos em qualquer lugar e acesso ao tratamento para todos”…. para divulgar e alertar sobre a gravidade desta doença bem como das medidas de prevenção
A doença renal é uma diminuição lenta e progressiva da capacidade dos rins filtrarem as impurezas do sangue, que tem como causas principais as diabetes e pressão arterial. No Hospital Central de Maputo são tratadas diariamente 30 pessoas e outras 50 estão na lista de espera.
O tratamento da doença é caro, por exemplo, o Hospital Central de Maputo chega a gastar por mês 50 milhões de meticais.