O distrito de Muidumbe, em Cabo Delgado, terá uma agência bancária do Banco Comercial e de Investimentos, BCI, no âmbito do projecto um distrito, um banco. Esta será a 18ª instituição bancária naquele ponto do país.
A primeira pedra para construção da agência bancária foi lançada esta sexta-feira, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, Filipe Nyusi, o ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, Governador de Cabo Delgado, Júlio Parruque, e o Presidente do Conselho Executivo do BCI, Paulo Sousa.
Falando durante o acto, o Chefe de Estado enalteceu a iniciativa do BCI em contribuir para que mais moçambicanos tenham acesso à serviços financeiros.
Por sua vez, o PCE do BCI, Paulo Sousa, e o ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, destacaram o facto do projecto um distrito, um banco, estar a ter um impacto muito grande nos distritos e na vida da população.
Em 2015, apenas 55% dos distritos do país tinham pelo menos uma agência bancária.
Até 2019, projecta-se 100 por cento de cobertura nos distritos e que quatro milhões de pessoas tenham acesso a serviços financeiros.