O País – A verdade como notícia

Distrito de Mabote vai produzir mais de seis mil toneladas de castanha de caju

A província de Inhambane prevê produzir mais de 20 mil toneladas de castanha de caju e ¼ dessa castanha é produzida no distrito d e Mabote. São cerca de 1500 famílias envolvidas no processo, que vão produzir cerca de seis mil toneladas.

Segundo o administrador daquele distrito, Carlos Mussanhane, a concretizar-se essa produção, poderão ser gerados rendimentos na ordem de 500 milhões de Meticais para essas famílias, o que, de certo modo, vai influenciar outros produtores a seguir o mesmo caminho.

Há castanha a ser vendida fora do circuito normal e a preços muito baixos. O governante diz que essa prática tem dias contados.

Mussanhane diz que o Governo está a intensificar a fiscalização para acabar com a venda ilegal da castanha, que, em alguns casos, chega a ser vendida a preços que variam entre 15 e 20 Meticais, menos de metade do preço recomendando.

Carlos Mussanhane diz que, à margem da produção, o distrito está em busca de parcerias para implantar uma unidade de processamento da oleaginosa.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos