No distrito de Báruè, a norte da província de Manica, produtores dos sectores empresarial e familiar estão empenhados no cultivo de batata-reno, onde preveem este ano, uma produção de cerca de 10 mil toneladas de batata, quantidade suficiente para abastecer os mercados da província e de restantes pontos do país.
A nossa reportagem escalou o posto Administrativo de Serra Chôa, no distrito de Báruè em Manica, que possui condições agro-ecológicas para a produção em grande escala de batata-reno, onde encontrou o produtor Charles Nyandiro, que trabalha uma área de 10 hectares de terra na produção daquela cultura.
Nyandiro diz estar expectante num bom rendimento da sua produção, a avaliar pela colheita de batata que obteve no ano passado, onde chegou a obter cinco toneladas do produto por hectare, o que irá contribuir na melhoria da dieta alimentar das famílias.
O governo distrital de Báruè tem estado no terreno a fazer a monitoria dos trabalhos desenvolvidos pelos produtores, quer do sector familiar, assim como empresarial.
Lucas Raice, director dos serviços de actividades económicas avançou a nossa reportagem que, sendo o distrito, pioneiro na produção de batata-reno, conta com pouco mais de 50 produtores do sector familiar e uma empresa denominada Montesco, a qual tem além de produzir, ajuda os camponeses do sector familiar na disponibilização de sementes.