O País – A verdade como notícia

Distinção de personalidades e instituições marca as celebrações do 44º aniversário da Independência de Moçambique

Somos independentes há 44 anos. As cerimónias centrais de celebração do quadragésimo quarto aniversário da independência tiveram lugar em Maputo e foram marcadas pela condecoração de figuras que contribuíram para a libertação nacional. Na ocasião, o Presidente da República, Filipe Nyusi anunciou a conclusão dos trabalhos de preparação para desmilitarização dos homens da Renamo, na região norte do país.  

Eram pontualmente 09 horas, quando o Presidente da República chegou à Praça dos Heróis Moçambicanos, em Maputo, para a cerimónia solene de celebração dos 44 anos da independência nacional.

Ao som da banda militar, depositou uma coroa de flores em homenagem aos heróis nacionais… E visitou a cripta onde jazem os restos mortais de parte dos que deram a vida pela libertação da pátria. Jazem

Em seguida juntou-se aos demais convidados, entre titulares de órgãos de soberania, antigos combatentes, diplomatas, crianças e outras personalidades para reconhecer entidades nacionais e estrangeiros pelo papel desempenhado na luta pela independência e defesa da soberania.

São instituições e personalidades que contribuíram para a libertação e afirmação do estado moçambicano.
São ao todo 300 condecorados a nível nacional, destacando-se 233 homens e mulheres que estiveram directamente envolvidos na luta de libertação nacional.

Destaque para Ian Priest, a título póstumo, com a ordem cidadão honorário da República de Moçambique, Rádio Moçambique e Grupo RM, com a ordem Eduardo Mondlane, 2º grau, Raimundo Diomba, com a ordem Samora Machel, 2º grau, além de outros condecorados com as ordens 25 de Junho e 25 de Setembro 1º e 2º graus,

Já nos temas da actualidade, abordou a paz, anunciando que ainda esta semana serão conhecidos avanços no processo de Desmilitarização, Desmobilização e Reintegração. Nhyusi reiterou que não haverá descanso por parte do Governo enquanto não cessarem os ataques em Cabo Delgado.O Chefe do Estado saudou ainda o recente anúncio da decisão final de investimento da Anadarko e apelou aos moçambicanos a receberam com júbilo a visita do Papa Francisco em Setembro próximo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos