O País – A verdade como notícia

Disponibilizados USD 250 milhões para construção de estradas no Grande Maputo

Foto: O País

O Banco Mundial disponibiliza 250 milhões de dólares, o equivalente a 15,8 mil milhões de Meticais, para a implementação do projecto de mobilidade urbana, a iniciar já este ano na área metropolitana do Grande Maputo. A prioridade do valor é a construção de estradas.

O valor dado pelo Banco Mundial começa a ser usado dentro de dois meses, devendo arrancar, em Maio, a construção de três estradas no Município da Matola.Trata-se das vias Intaka–Boquisso, Matlemele–Mwamatibwana e Kongolote–Molumbela, que estão num acentuado estado de degradação.

Filipe Silva, um dos condutores entrevistados pelo jornal O País, considera que o actual estado das vias é deplorável: “Se vão reabilitar, ainda bem, porque as actuais condições são péssimas. Não se anda e os carros sofrem com as covas e lama”.

O Ministério dos Transportes e Comunicações já lançou o anúncio de concurso público para a construção das vias.

Enquanto o projecto não arranca, com as péssimas condições, escasseia o transporte de passageiros. Hélia Langa conta o drama de sair de Zimpeto para Khongolote: “Aqui é assim, não há transporte por causa da estrada que está degradada. Esperamos que, assim que a construção tiver sido concluída, as condições melhorem”.

Em parceria com os municípios da Matola e Maputo, a Agência Metropolitana de Transporte de Maputo vai implementar o projecto de mobilidade urbana, que será lançado a 13 de Abril corrente.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos