O País – A verdade como notícia

Direcção de Saúde desmente falta de medicamento no Hospital Provincial da Matola

Reagindo à alegada falta de medicamentos no Hospital Provincial da Matola, a Direcção Provincial de Saúde em Maputo assegura haver medicamentos suficientes até ao fim do ano em curso para todas as unidades sanitárias da província.

O Jornal “O País” veiculou uma reportagem dando conta da falta de medicamentos no Hospital Provincial da Matola. A situação essa causou mal-estar aos utentes.

Na sequência da matéria, a Direcção Provincial de Saúde constituiu uma equipa de assistência médica que se deslocou àquela unidade sanitária para no terreno aferir o que se estava a passar. Neste contexto, ontem, a equipa de Reportagem esteve no Armazém Provincial de Medicamentos, onde constatou-se que existem medicamentos.

A directora provincial da Saúde, Iolanda Tchamo, esteve no local, tendo explicado que a falha de comunicação interna, entre o armazém do hospital e a farmácia pública foi a causa que originou a roptura de medicamentos.

Como consequência imediata desta situação, os utentes daquela que é considerada a maior unidade sanitária da província de Maputo ficaram sem fármacos, como é o caso de paracetamol.

Iolanda Tchamo, directora provincial de saúde disse: “a nível da província estamos tranquilos, temos medicamentos essenciais até os próximos seis meses, aqueles medicamentos que foram referidos ontem estão no stock”.

A dirigente fez saber ainda que os funcionários que deixaram a farmácia pública sem medicamentos vão ser responsabilizados. “Neste momento, estamos a trabalhar no hospital. Uma equipa está lá para apurar o que terá acontecido. Vamos tomar algumas medidas contra as pessoas” que estiveram à frente dessa gestão, “que não é de boa qualidade”.

Para evitar situações similares, o sector de saúde encoraja os utentes, em particular, e público, em geral, a denunciarem práticas que eventualmente concorram para a falta de medicamentos em farmácias públicas junto aos hospitais.

Durante a visita ao Armazém Provincial de Medicamentos, um técnico ali afecto apresentou um sistema electrónico que disponibiliza informações em tempo real sobre os fármacos destinados aos depósitos distritais e dos hospitais. A referida ferramenta permite que o pessoal que trabalham no armazém, bem como todo sector a nível da província de Maputo, esteja informado da disponibilidade de medicamentos e é previamente notificado em caso de roptura de stock em várias unidades sanitárias.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos