Em mais uma cartada de acesso aos oitavos-de-final da liga milionária europeia, o Sporting e o Porto têm jogos difíceis quando defrontarem o Dortmund e o Liverpool esta quarta-feira. As duas equipas qualificam-se se vencerem os seus jogos. Outro jogo de destaque é o que vai opor o Manchester City e o PSG, dois colossos do futebol europeu que buscam a conquista do título.
Serão jogos dos grupos A, B, C e D em disputa na noite desta quarta-feira, que vão definir as equipas que vão qualificar-se aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões Europeus. São jogos de extrema importância para cada um dos contendores, tendo em conta os objectivos de cada um.
As equipas portuguesas têm jogos duros, mas com grandes possibilidades de garantirem a qualificação à fase seguinte. Dependerá da sua performance amanhã.
SPORTING: VENCER DORTMUND PODE DAR JÁ APURAMENTO
A goleada do Sporting ao Besiktas na Jornada 4 deixou os campeões portugueses com seis pontos, todos amealhados diante dos turcos, e abriu caminho à luta pelo segundo lugar com o Borussia Dortmund. Para já, os Leões já garantiram a continuidade nas provas da UEFA, via Liga Europa, já que, na pior das hipóteses, serão terceiros no Grupo C. Mesmo que o Besiktas ganhe os jogos que lhe restam e o Sporting perca os seus, os Leões serão igualados pelos turcos em pontos, mas terão a vantagem no confronto directo, após as duas goleadas aplicadas ao emblema de Istambul.
Esta quarta-feira, o Sporting terá de vencer o Borussia Dortmund em Alvalade para continuar a sonhar com apuramento, que até pode ficar desde já selado. As duas formações somam seis pontos cada, pelo que o Sporting garante a qualificação se bater os alemães por dois ou mais golos de diferença. Isso permitiria anular a derrota por 1-0 fora de casa, na 2ª ronda.
Em caso de vitória por um golo de diferença, tudo será decidido na última ronda: o Sporting joga em casa do já apurado Ajax, enquanto o Dortmund recebe o Besiktas. Aí os Leões terão de bater os holandeses e esperar que os alemães não os ultrapassem na diferença de golos em caso de triunfo na recepção aos turcos.
Neste momento, o Sporting tem nove golos marcados e sete sofridos (+2), o Borussia Dortmund soma quatro marcados e oito sofridos (-4).
De recordar que o critério dos golos marcados fora já não existe, pelo que o Sporting não fica em desvantagem se vencer em casa o Dortmund por 3-2 ou 2-1, por exemplo.
Porém, caso empate ou perca na recepção de quarta-feira ao Dortmund, a classificação fica desde já definida, com o Ajax a vencer o grupo e o Dortmund, segundo classificado, a seguirem para os “oitavos”, o Sporting, terceiro, a rumar à Liga Europa e o Besiktas, quarto, a dizer adeus às provas europeias desta época.
FC PORTO: ‘DRAGÕES’ TAMBÉM SE PODEM APURAR JÁ QUARTA-FEIRA
O empate do FC Porto diante do AC Milan na Jornada 4 e a derrota do Atlético Madrid em Anfield no mesmo dia deixou os Dragões no segundo lugar do Grupo B, com cinco pontos. Nesta jornada 5, o FC Porto joga fora com o Liverpool, equipa apurada e que já garantiu o primeiro lugar, num encontro que poderá até dar apuramento aos azuis e brancos. Para tal, a equipa de Sérgio Conceição tem de vencer em Anfield e esperar que o Atlético Madrid perca com o AC Milan em casa.
Se tal não se verificar, tudo será decidido no último jogo. O FC Porto recebe o Atlético Madrid no Estádio do Dragão e o encontro ditará, então, o segundo lugar no Grupo B.
Se o Atlético Madrid não perder esta quarta-feira diante do AC Milan, os Dragões confirmam, porém, a continuidade na Europa, independentemente do resultado de Liverpool, já que garantem desde logo, pelo menos, o terceiro lugar (que dá acesso à Liga Europa).
Num cenário em que o FC Porto empata com o Atlético Madrid em pontos na última ronda, o desempate será feito no confronto directo e, depois, nos golos marcados e sofridos. Para já, os azuis e brancos somam cinco pontos, três golos marcados e seis sofridos e os espanhóis têm quatro pontos, quatro golos marcados e seis sofridos. Um cenário que apenas se colocará se o FC Porto perder em Liverpool, o Atlético empatar com o Milan e, depois, as duas equipas empatarem no Dragão na sexta e última jornada, a 7 de Dezembro. De recordar que Dragões e Colchoneros empataram 0-0 em Espanha.
PEPE E MARCANO AUSENTES ANTES DA VIAGEM A LIVERPOOL
O FC Porto realiza, na manhã desta terça-feira, o seu derradeiro treino antes do encontro com o Liverpool, a contar para a jornada 5 do Grupo D da Liga dos Campeões. Os primeiros 15 minutos do apronto foram abertos à comunicação social e foi possível constatar que Pepe e Marcano não subiram ao relvado.
Sérgio Conceição parece, assim, destinado a ter uma forte dor de cabeça no que ao centro da defesa azul e branca diz respeito. À excepção dos dois centrais, ainda assim, todo o restante plantel treinou sem limitações e deverá estar à disposição do técnico dos ‘dragões’.
O FC Porto joga em Anfield quarta-feira, e até pode selar nesse encontro o apuramento para os oitavos-de-final da prova. Sérgio Conceição faz, ao início da tarde desta terça-feira, a antevisão ao encontro.
PARIS É TESTE DE FOGO PARA O CITY
A equipa de Pep Guardiola enfrenta o Paris, com Phil Foden ansioso por um verdadeiro teste de fogo. “O duelo com o Paris será realmente grande e queremos ganhá-lo”, disse o médio. Os homens de Mauricio Pochettino estão invictos no Grupo A, mas o jornal Le Parisien não ficou impressionado com o empate a dois golos frente ao Leipzig na ronda anterior (manchete: “Paris não merecia melhor”).
Um bom resultado em Inglaterra pode acabar com qualquer descontentamento. “Precisamos de ter o desejo de ir lá e ganhar”, disse Pochettino.
“O objetivo é o apuramento e é nisso que vamos pensar quando entrarmos em campo”.
ESTREIA ABSOLUTA NA CONVOCATÓRIA DE POCHETTINO
O internacional espanhol faz parte do grupo de 23 jogadores seleccionados por Mauricio Pochettino para enfrentar, quarta-feira, o Manchester City, para a 5ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Logicamente, resta agora saber se o antigo defesa do Real Madrid tem um lugar no onze inicial ou se terá de esperar pela sua oportunidade no banco de suplentes. Até agora, o central teve inúmeros problemas físicos que o impediram de fazer a sua estreia pela nova equipa.
De lembrar que, nesta última lista de convocados, moram também os internacionais portugueses Nuno Mendes e Danilo.
OUTROS DESTAQUES
Após somar o primeiro ponto no Grupo B, o AC Milan pode estar a pensar que pode imitar o feito da Atalanta em 2019/20, quando esta se recuperou de um início igualmente difícil e alcançou os oitavos-de-final. Com o Liverpool já apurado, e Porto e Atlético ainda ao alcance, está tudo em aberto para os milaneses.
Quarta-feira, 24 de Novembro
Grupo A:
Man. City – Paris
Club Brugge – Leipzig
Grupo B:
Atlético de Madrid – AC Milan
Liverpool – Porto
Grupo C:
Beşiktaş – Ajax
Sporting CP – Dortmund
Grupo D:
Inter – Shakhtar Donetsk
Sheriff – Real Madrid