Dez universidades indianas estão no país em busca de estudantes interessados em estudar naquele país sul asiático. As academias oferecem pacotes atraentes com alguns cursos de ensino superior em três anos de formação.
Teve lugar esta segunda-feira em Maputo, a primeira feira de divulgação de oportunidades de estudar na Índia.
Dez universidades indianas do sector público e privado, estão no país para convencer estudantes a aderirem aos seus pacotes de ensino.
“Aqui temos propostas de bolsas de estudos. Bolsas custeadas a 100 por cento, 75 por cento e 50 por cento. As bolsas totalmente custeadas são para as universidades e colégios sob gestão do Governo através do Conselho Indiano para as Relações Culturais, no entanto os concorrentes aumentaram e já não garantem acesso gratuito. É preciso fazer um exame e depois do teste os mesmos estão qualificados para as bolsas. Neste momento estão esgotadas mas no próximo ano os interessados podem concorrer” Explicou um representante das universidades indianas.
A garantia de qualidade de ensino nestas instituições também é oferecida pelo embaixador da índia em Moçambique, que ao mesmo tempo, exorta intercâmbio com universidades moçambicanas.
“Quero assegurar que todas essas universidades indianas tem excelentes facilidades de educação. Adicionalmente quero que essas universidades colaborem com as universidades moçambicanas” apelou o embaixador.
Para os estudantes presentes na feira, “os pacotes são bons, pagar 300 mil meticais durante três anos sai mesmo em conta” sem contar que “tem várias Universidades e eu fiquei muito interessada por uma delas porque notei o curso que eu pretendo fazer tem apenas três anos, então busquei mais informações” explicaram.
Por sua vez, a Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, enaltece este tipo de encontros e entende que ajuda a incentivar alunos mais novos a estudarem mais.
“Temos aqui estudantes, alguns são da décima, décima primeira e décima segunda. Esta prática vai ajudar os nossos meninos ao entrarem para o ensino secundário já comecem a perspectivar quais podem ser as suas áreas de formação. É uma feira que e para a promoção de oportunidades” Disse a ministra.
As inscrições para as oportunidades podem ser feitas através do site oficial do governo indiano e podem os interessados buscar mais detalhes junto da embaixada da índia em Moçambique.