Um foguetão chinês caiu na madrugada de hoje no oceano Índico, perto das Ilhas Maldivas, no sul da Ásia. Segundo a agência espacial da China, o incidente aconteceu quando o aparelho retornava à atmosfera terrestre.
O foguetão, que transportava um módulo habitável para uma futura estação espacial chinesa, caiu no oceano Índico, a sul da Índia, durante o retorno à atmosfera terrestre.
Segundo a Rádio e Televisão Portuguesa, foi um voo sem tripulação e provocou uma incerteza sobre o local onde poderia cair.
Num comunicado, a agência espacial da China refere que o aparelho, com perto de vinte toneladas, fragmentou-se em pedaços e espalhou-se pelo mar.
O tamanho do objecto com cerca de 30 metros e perto de 21 toneladas viajava, a uma velocidade de perto de 28 mil quilómetros por hora.
O incidente levou à activação das mais importantes agências de monitoria espacial do mundo, como o Pentágono ou o Serviço de Vigilância e Acompanhamento Espacial da União Europeia.
O lançamento do foguetão ao espaço na semana passada faz parte das 11 missões necessárias para construir e abastecer a futura estação espacial chinesa e enviar uma tripulação de três pessoas até ao final do próximo ano.