O País – A verdade como notícia

A Seleção feminina de futebol apurou-se para as meias-finais da taça COSAFA, competição que decorre na África do Sul,  após empatar com o Lesoto por uma bola, em jogo válido para a segunda jornada do Grupo D. Com este resultado, Moçambique lidera o grupo de forma isolada.

Jogo com muita pressão e Cidalia a desperdiçar uma boa oportunidade para Moçambique após excelente recuperação e passe de Lonica.

Emilia de longe tentou surpreender a guardiã do Lesotho Makibinyane.

O primeiro golo do Lesotho surge ao minuto 29 por Nthabeleng Potsane,  após boa combinação no ataque com contributo da desatenção na defensiva moçambicana.

Depois da oportunidade falhada na fase inicial do jogo, Cidália conseguiu balançar as redes de Lesotho, entretanto, após análise no vídeo árbitro, o golo foi anulado por fora de jogo.

Ao minuto 38, a selecção moçambicana viu-se com vantagem numérica, após a expulsão de Kashane que teve uma entrada dura sobre Aurora.

Não foi a primeira, não foi a segunda, mas a terceira foi de vez. Cidalia Cuta empata o jogo com um remate colocado a ponta de lança.

Com este resultado a selecção de Moçambique está apurada para as meias finais da competição.

Confirmou-se as notícias que, nesta segunda-feira, fizeram estremecer o mundo do futebol. O meio campista espanhol Rodri foi mesmo eleito o melhor do mundo, deixando  em segundo lugar Vinicius Júnior, que era até poucas horas antes do evento,  o favorito a vencer.

Uma época de sonho para o espanhol que venceu vários títulos com o seu clube, o Manchester  City, e o europeu de selecções, com a Espanha, tendo sido o melhor jogador da competição.

Após receber o prémio das mãos do ex bola de ouro George weah,  Rodri disse que esta vitória é do futebol espanhol e, especialmente, de todos os meio campistas .

Nas outras categorias o Real Madrid, vencedor da Liga Dos Campeões Europeus, foi considerado o melhor clube do mundo, tendo o treinador Carlo Ancelotti sido eleito o melhor treinador do mundo.

Kylian Mbappe, avançado francês do Real Madrid, e Harry Kane, avançado inglês do Bayern de Munique, partilharam o prémio Gerd Muller, fruto dos 50 golos que ambos marcaram em um ano.

O prémio de melhor jovem denominado troféu kopa  foi para o craque espanhol do Barcelona, jogador que foi determinante para a conquista do europeu de seleções pela Espanha. 

Nas mulheres, pela segunda vez, a jogadora do Barcelona Aitana Bonmati foi eleita a melhor do mundo.

Rodri é o primeiro Espanhol a vencer a bola de ouro em 64 anos.

A União Desportiva de Songo chegou à liderança do Moçambola 2024, pela primeira vez, graças à vitória diante do Ferroviário de Maputo por uma bola sem resposta. Os “hidroeléctricos” destronam o Costa do Sol, que foi líder nas duas jornadas anteriores, e a Black Bulls, que tinha reassumido a liderança por apenas 24 horas.

Moçambola ao rubro na ponta final da competição, com uma jornada inteira em que teve três líderes, com a União Desportiva de Songo a ser o último deles. Os “hidroeléctricos” chegam ao topo do campeonato nacional de futebol pela primeira vez em 2024, graças à vitória tangencial diante do Ferroviário de Maputo, no encerramento da 20ª jornada.

O único golo da partida foi apontado por Lau King, no final da primeira parte, aos 45+1, numa jogada de combinação dos “hidroeléctricos”, com John Banda a assistir para uma recepção perfeita e remate rasteiro, sem hipóteses para Guirrugo.

Lau King voltou a marcar no Moçambola quase seis meses depois (concretamente cinco meses e 18 dias), depois de ter abanado as redes pela última vez a 10 de Maio, na vitória dos “hidroeléctricos” diante do Baía de Pemba por 2-0. O avançado de Songo apontou o seu terceiro golo na época depois de ter marcado, também, no empate a dois golos diante do Costa do Sol, em Maputo.

A União Desportiva de Songo foi a equipa que mais vezes procurou o golo, encontrando a boa oposição de José Guirrugo, guarda-redes “locomotiva”, que evitou de todas as formas que o resultado fosse ainda mais dilatado.

Ficaram os três pontos em Songo, com a turma local a assumir a liderança do Moçambola pela primeira vez nesta temporada, com 43 pontos.

 

Black Bulls ficou líder por 24 horas

A Black Bulls, por seu turno, chegou a reassumir a liderança do Moçambola, quando foi a Nacala derrotar o Desportivo local por 0-3, no domingo. Foi um reassumir provisório, depois de ter ficado no topo por muitas jornadas, nomeadamente desde a segunda jornada até à 17ª, quando o Costa do Sol “assaltou”, beneficiando dos jogos em atraso que os “touros” tinham na prova.

Dois golos de Kadre, um deles de grande penalidade, e outro de Ejaita, deram a vitória dos “touros” num terreno sempre difícil, a alimentar as possibilidades de conquista do título por parte da turma de Tchumene.

Aliás, para além da vitória e dos três golos, a Black Bulls viu Kadre assumir a lista dos melhores marcadores do Moçambola, com os mesmos 12 pontos de Elias Macamo, curiosamente do Desportivo de Nacala, que não defrontou os “touros” devido a castigo de acumulação de amarelos.

No domingo, a Black Bulls tinha aproveitado o empate do Costa do Sol, na sexta-feira, diante do Ferroviário de Nampula, para chegar à liderança da prova, que acabou por perder para a União Desportiva de Songo, esta segunda-feira.

O Costa do Sol acaba por ser o maior perdedor da jornada, uma vez que o nulo caseiro diante dos “locomotivas” de Nampula pode ter comprometido as aspirações da conquista do título, uma vez que agora está a dois pontos do líder, União Desportiva de Songo, quando faltam duas jornadas para o fim.

Ainda assim, a luta pelo título continua fechada às três equipas que estão no topo, com a União Desportiva de Songo a somar 43 pontos, mais um que a Black Bulls, que tem 42 e menos um jogo por disputar esta quarta-feira, em Pemba, diante do Baía, e o Costa do Sol, terceiro classificado, com 41 pontos.

 

Ferroviário de Maputo perdeu, mas manteve o quarto lugar

Na luta pelo “top 5” do Moçambola, o Ferroviário de Maputo continua firme na quarta posição, apesar da derrota em Songo. Os “locomotivas” de Maputo continuam com 26 pontos e aproveitaram-se dos maus resultados dos seus directos perseguidores.

O Ferroviário da Beira, que estava na quinta posição, perdeu na deslocação a Lichinga, diante do seu homónimo local, por 3-0, e caiu uma posição, passando para a sexta, com os mesmos 24 pontos, tendo-se deixado ultrapassar pelo Ferroviário de Nampula, que veio a Maputo “roubar” um ponto ao Costa do Sol.

A Associação Desportiva de Vilankulo, que também podia ultrapassar o Ferroviário de Maputo, foi a Soalpo empatar sem abertura de contagem diante do Textáfrica do Chimoio, e o Desportivo de Nacala perdeu em casa ante a Black Bulls.

Quem conseguiu aproximar-se do grupo mediano e que luta para terminar na quarta e quinta posições, para fechar o “top 5”, é o Ferroviário de Lichinga, que, depois de vencer o homónimo da Beira, chegou aos 23 pontos, na nona posição. Aliás, os “locomotivas” de Lichinga fecham o grupo de equipas que garantiram a manutenção no Moçambola.

 

Luta pela manutenção será quente até ao fim

No que à manutenção diz respeito, destaque para três equipas que ainda sonham com a participação no Moçambola 2025. O Baía de Pemba é, das três, a que mais possibilidades tem de se manter, uma vez que, com a vitória diante do Brera Tchumene FC, por duas bolas sem resposta, passou a somar 21 pontos, a um empate da manutenção.

Os “baianos” têm ainda um jogo por disputar, em atraso, esta quarta-feira, diante da Black Bulls, em Pemba.

Já o Textáfrica de Chimoio acordou do pesadelo e agora tem um sonho de esperança, depois de empatar com Associação Desportiva de Vilankulo, sem abertura de contagem, a aproveitar ainda a derrota do Brera para alcançar a equipa de Tchumene na pontuação.

Assim, Brera Tchumene e Textáfrica de Chimoio estão empatados na cauda com 15 pontos, a duas jornadas do fim da competição, numa ponta final frenética para se saber quem vai manter-se na prova e quem vai descer para a “segundona”.

RESULTADOS DA 20ª JORNADA DO MOÇAMBOLA 2024
Costa do Sol 0-0 Ferroviário de Nampula
Textáfrica Chimoio 0-0 Ass. Desportiva de Vilankulo
Ferroviário Lichinga 3-0 Ferroviário da Beira
Desportivo de Nacala 0-3 Ass. Black Bulls
Baia de Pemba FC 2-0 Brera Tchumene
UD de Songo — Ferroviário Maputo

CLASSIFICAÇÃO DO MOÇAMBOLA 2024
EQUIPA J V E D GM:GS P
1. Uniao Desportiva Songo 20 12 7 1 28:12 43
2. Black Bulls 19 12 6 1 41:21 42
3. Costa do Sol 20 12 5 3 32:17 41
4. Ferroviário Maputo 20 7 5 8 16:16 26
5. Ferroviário de Nampula 20 6 6 8 19:20 24
6. Ferroviário da Beira 20 6 6 8 14:17 24
7. Ass. Desportiva Vilankulo 20 6 6 8 18:24 24
8. Desportivo de Nacala 20 6 6 8 25:32 24
9. Ferroviário de Lichinga 20 5 8 7 22:24 23
10. Baia de Pemba FC 19 5 6 8 13:21 21
11. Brera Tchumene 20 3 6 11 18:24 15
12. Textáfrica Chimoio 20 4 3 13 19:37 15

Uma vez mais, o piloto internacional moçambicano, Rodrigo Almeida, voltou a deixar a sua marca em evento de automobilismo de referência mundial. Almeida fechou, com efeito, a sua participação na edição 2024 do Porsche Carrera Cup Asia na posição cinco com um total de 188 pontos ao cabo de sete rondas, num certame que foi dominado por Alessandro Ghiretti, da França, com 308.

Na 14ª e 15ª rondas, realizadas entre 25 e 27 de Outubro, no “Shanghai International Circuit”, na China, Almeida terminou na posição 6 na corrida 2. Nas qualificações, no sábado, conseguiu colocar-se, igualmente, na mesma sexta posição.

Na sua estreia na prova, em Abril, Almeida, ao volante do Porsche 911 GT3 CUP, fez duas grandes corridas em Shangai, na China, alcançando um 5º lugar honroso conquistado na geral com 26 pontos.

Destaque, ainda, ao longo da sua prestação, para o facto de o internacional piloto do país ter terminado na 5.ª posição a sua participação na segunda corrida realizada no Buriram International Circuit, na Tailândia.

Mesmo diante de temperaturas elevadas e um nível de humidade alto, Rodrigo Almeida começou a sua participação na prova com dois treinos livres, em que teve o privilégio de entrar no “pace” do top 5.

Na corrida 1, Almeida até iniciou muito bem, ao arrancar em 7.° lugar, e conseguiu acabar em 6.° com um “flat spot” provocado por um erro no pneu direito da frente, tendo sido forçado a gerir a situação até ao fim da corrida.

Já a “Q2” (segunda qualificação) correu de feição com o talentoso piloto que arrancou em 5.° lugar, mas, durante a volta 1, sofreu um toque que o fez perder três posições. Durante a corrida, e com boa resposta, Rodrigo Almeida recuperou o 5.° lugar e acabou assim a mesma.

No global, o piloto moçambicano amealhou pontos para o campeonato que o fizeram subir uma posição, sendo que, neste momento, se encontra em 4.° lugar. Porém, o melhor ainda estava por vir. À passagem da ronda 9 da Porsche Carrera Cup Asia, veio a confirmação do potencial de Rodrigo Almeida com a consumação do seu primeiro pódio na prestigiada prova de “endurance” chancelada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Num dia de grande inspiração e aceleração ao volante do Porsche 911 GT3 CUP, no Circuito Internacional de Sepang, Almeida terminou a prova em terceiro lugar pela Team Porsche New Zealand e R&B Racing.

A Confederação Africana de Futebol atribuiu a derrota  à Líbia por 3-0, após uma queixa da seleção nigeriana de “tratamento desumano”, antes de um encontro a contar para a quarta jornada na fase de grupos de qualificação para a Taça Africana das Nações.

O jogo entre a Nigéria e a Líbia na fase de qualificação para o CAN 2025 não se realizou, no dia 15 de Outubro, durante a última pausa internacional, porque os nigerianos ficaram retidos no aeroporto, em Al Abaq, durante 24 horas, sem comida ou água.

Fotos postadas pelos jogadores nigerianos mostraram alguns deles deitados em assentos de aeroporto, com suas bagagens ao lado e sem outros passageiros à vista. O atacante Victor Osimhen, do Galatasaray, que tinha sido convocado devido a uma lesão muscular, acusou a federação da Líbia, em uma postagem no Instagram, de uma “tática intencional para enfraquecer e arruinar o moral” dos nigerianos que começava a parecer mais uma situação com reféns

Entre os jogadores da seleção nigeriana estavam Ademola Lookman, que marcou três golos pela Atalanta na final da Liga Europa e concorre à Bola de Ouro, e Victor Boniface, atacante do Bayer Leverkusen

A seleção Líbia acusou a Nigéria de maus-tratos antes da partida, o que foi negado pela Federação Nigeriana

Feita a queixa formal por parte da federação nigeriana de futebol , a Confederação Africana de Futebol decidiu dar os três pontos à Nigéria , que desta forma chega aos dez , faltando apenas um para garantir o apuramento para a fase final da competição.

Nigéria fica assim  no comando do Grupo D, Benim com seis  é segundo ,Ruanda em terceiro com cinco, e a Líbia em último, com apenas um ponto .

Além da perda de pontos a Líbia foi condenada a pagar 50 mil dólares o equivalente a pouco mais de três milhões de meticais

O jogo Moçambique vs  Mali está agendado para às 18 horas do dia 15 de Novembro, no Estádio Nacional do Zimpeto. O mesmo está inserido na quinta jornada do grupo I de qualificação para o Campeonato Africano das Nações 2025.

Contagem decrescente para o duelo Moçambique – Mali, jogo de extrema importância nas contas de qualificação de acesso ao CAN-2025, no Marrocos.

A Federação Moçambicana de Futebol confirmou que o jogo vai ter lugar no período da noite, tal como havia sugerido o seleccionador nacional, Chiquinho Conde. O duelo será dirigido por uma equipa de arbitragem  do Quénia.

Para esta partida, Conde divulgou uma lista de 45 jogadores pré-convocados com destaque para a inclusão de Bruno Wilson, defesa, e os avançados Alcides e Kelvin Neves.

Depois de defrontar o Mali, no Estádio Nacional do Zimpeto, os Mambas terão pela frente a Guiné-Bissau, no dia 19 de Novembro, no Estádio 24 de Setembro, em Bissau.

À entrada da quinta jornada, a selecção nacional de futebol lidera o grupo I com oito pontos, sendo que uma vitória diante do Mali pode ditar a qualificação ao CAN-2025. 

Para o confronto contra a Guiné-Bissau, a equipa de arbitragem virá da Nigéria, sendo chefiada por Joseph Ogabor e assistida por Samuel Pwadutam e Tejiri Digbori, com Abubakar Nurudeen no apoio.

O Sporting Clube de Portugal ,equipa de Geny Catamo, venceu o Famalicão com o jogador moçambicano a contribuir com uma assistência pelo segundo jogo consecutivo. Por outro lado, o Barcelona venceu o Real Madrid no eterno clássico e é cada vez mais líder na Espanha.

Sporting a entrar em campo de cor de  rosa, uma mensagem de conscientização sobre o mês do cancro da mama .

Primeira parte sem golos e Geny Catamo a entrar no início da segunda parte no lugar do lesionado Nuno Santos.

O primeiro golo surge ao minuto 57. O japonês Morita faz o passe para o interior da área onde surge Gyokeres a fazer uma rotação perfeita e a finalizar com classe.

O segundo golo surge ao minuto 63. Geovany Quenda a aproveitar um ressalto e a fuzilar a baliza do Famalicão

O terceiro e último golo tem toque moçambicano. Geny Catamo, na ala direita, faz o passe a roçar  perfeição  com Gonçalo Inácio a finalizar à boca da baliza. Vitória Leonina com um registro perfeito de nove vitórias em nove jogos

Já diz um ditado que às vezes o feitiço vira contra o feiticeiro. 90 minutos no Bernabéu foram uma eternidade para o Real Madrid.

Mbappe até marcou primeiro, mas não contou pois foi apanhado em fora de jogo. A primeira de mais de  8 vezes em todo o jogo .

Se por um lado o Real era apanhado em fora de Jogo, o Barcelona tinha a  fórmula secreta para escapar dele  Robert Lewandowski faz o primeiro  com Casado a fazer um passe magistral .

Ainda os adeptos do Barcelona estavam a festejar e o craque blaugrana  voltou a marcar, dois minutos depois, com um cabeceamento irrepreensível.

Se ainda havia a esperança do real activar o modo Remontada  na recta final, o prodígio espanhol de 17 fez questão de dissipar as dúvidas mostrando que estava presente e pediu para gravarem bem o número 19 na camisola .

O golpe final veio aos 84 minutos com Raphinha, mais uma vez a fugir com classe ao fora de jogo e com freza a finalizar com um toque por cima de Lunin.

Barcelona abre uma vantagem de seis pontos  para os eternos rivais.

Muitas actividades desportivas foram canceladas este fim de semana devido às manifestações de quinta e sexta-feira. O campeonato nacional de basquetebol feminino e a jornada da Poule de Apuramento ao Moçambola-2025 estão entre as competições canceladas.

As manifestações populares que aconteceram na quinta e sexta-feira em todo país não paralisaram apenas actividades sociais, políticas e económicas. O desporto foi outro sector prejudicado, com o cancelamento de várias competições que tinham sido agendadas para este fim-de-semana.

No rei futebol, através deste comunicado, a Federação Moçambicana de Futebol cancelou os jogos da segunda jornada da segunda volta da Poule de Apuramento ao Moçambola-2025, em todas as regiões do país.

O cancelamento, de acordo com o comunicado, é em virtude das manifestações políticas que têm ocorrido em todo país e no interesse de preservar a segurança e integridade de todos os participantes.

“Esta medida foi tomada com base na análise da situação actual e nos melhores interesses dos clubes, atletas e adeptos envolvidos”, lê-se no comunicado.

Entretanto, de acordo com o comunicado da FMF, “Excepcionalmente mantêm-se os jogos das equipas que já se encontram nos locais de competição, asseguradas as condições de segurança nestes casos específicos”. É o caso do Ferroviário de Nacala, que está em Lichinga para defrontar as Águias Especiais locais.

No basquetebol, a Liga Moçambicana da modalidade cancelou os jogos que deveriam ter acontecido na quinta-feira e sexta-feira da Liga Sasol, o campeonato nacional de basquetebol feminino, com destaque para o Costa do Sol vs Ferroviário de Maputo.

Também através de um comunicado, a Liga Moçambicana de Basquetebol escreve que “por motivos de realinhamento e remarcação dos jogos, a jornada de hoje, 25 de Outubro de 2024, fica adiada. Brevemente a LMB irá emitir um comunicado com mais informações sobre os jogos”.

A natação também adiou suas competições, com destaque para o torneio de escolas que deveria ter lugar este sábado e domingo. A Associação de Natação da cidade de Maputo diz que o cancelamento deve-se à intransitabilidade de algumas vias e o medo que paira em alguns pais e encarregados de educação dos alunos.

Assim, as provas de natação prosseguem próximo fim de semana com o torneio de Especialistas Manuel Tomé.

Finalmente o Super Picanto e Blutech Grupo M. A quarta prova anual devia acontecer este sábado, mas devido às manifestações os motores não vão roncar, até uma data a anunciar.

Costa do Sol, União Desportiva do Songo e Associação Black Bulls são os três clubes que estão na luta pelo título do Moçambola. Faltando duas jornadas para o término da prova, os “canarinhos” e “hidroeléctricos” somam 40 pontos na primeira e segunda posições, enquanto os “touros” seguem na terceira com 39.

As duas últimas jornadas do Moçambola serão electrizantes, sobretudo no que diz respeito à luta pelo título. Três equipas estão, neste momento, encaminhadas para a conquista do canecão da principal prova do calendário futebolístico nacional.

Trata-se do Costa do Sol, líder da prova com 40 pontos, os mesmos que a União Desportiva do Songo, na segunda, e Associação Black Bulls, na terceira com 39. A disputa do Moçambola retoma, este sábado, depois de uma paragem de duas semanas para dar lugar aos compromissos da selecção.

A jornada abre com o Costa do Sol a receber o Ferroviário de Nampula, numa partida em que os “canarinhos” precisam vencer para continuar na liderança. A União Desportiva do Songo, outro candidato ao título, recebe o Ferroviário de Maputo, numa ronda em que a Black Bulls desloca-se à Nacala para defrontar o Desportivo local.

Além da luta pelo título, as atenções estarão viradas, também, para mais três jogos que envolvem equipas que lutam pela manutenção. O Textáfrica defronta a Associação Desportiva de Vilankulo e as duas formações precisam vencer. O Brera FC vai medir forças com o Baía de Pemba, numa ronda em que o outro aflito, Ferroviário de Lichinga, mede forças com o seu homónimo da Beira.

 

+ LIDAS

Siga nos