O País – A verdade como notícia

A Confederação Africana de Futebol vai enviar uma equipa de inspectores para analisarem as condições do Estádio Nacional do Zimpeto, depois do envio do relatório detalhado dos trabalhos que estão a ser feitos naquele recinto desportivo.

De acordo com uma nota da Federação Moçambicana de Futebol enviada à comunicação social, a Confederação Africana de Futebol vai enviar uma equipa de inspectores para avaliarem in loco o estado da relva do ENZ.

“Esta missão surge na sequência do relatório detalhado submetido pela FMF à CAF, no qual foram destacados a evolução do piso e outros aspectos técnicos”, escreve a FMF no comunicado.

Assim, depois da análise do documento, “a entidade máxima do futebol africano decidiu realizar uma inspecção no terreno para verificar as condições actuais do estádio”, refere a nota da FMF.

O órgão que tutela o futebol moçambicano diz ainda que está a acompanhar com expectativa o processo, na esperança de que o ENZ seja aprovado para acolher o jogo entre Moçambique e Uganda, em Março próximo, referente a quinta jornada do grupo G de qualificação ao Mundial de futebol que terá lugar nos EUA, México e Canadá, em 2026.

Baciro Conde é o novo treinador do Costa do Sol. De 57 anos de idade, Condé, de nacionalidade guineense, vai substituir no cargo o Português Nelson Santos, técnico que após assinar contrato com os canarinhos, acabou abandonando o clube para se juntar ao Marítimo. 

O técnico tem como missão conquistar todas as competições em que o clube estará envolvido nesta temporada, com destaque para o Moçambola e Taça de Moçambique.  

Baciro Candé é treinador desde os anos 90. Condé atingiu o pico da sua carreira em 2017 e 2024 como seleccionador da Guiné-Bissau, tendo qualificado o país para quatro Campeonatos Africanos das Nações consecutivos. 

O técnico deverá chegar ao país nos próximos dias para dar continuidade com a pré-época, iniciada há três semanas. 

O sorteio das meias-finais da Taça do Rei realizou-se, esta quarta-feira, e ditou os seguintes duelos: Barcelona vs Atlético Madrid e Real Sociedad vs Real Madrid.

Trata-se do reencontro entre Reinildo Mandava e o Barcelona, num confronto que vai afastar um grande da final da competição.

As meias-finais da prova jogam-se a duas mãos. A 1.ª mão está agendada para os dias 25 a 27 de Fevereiro, enquanto que a 2ª mão decorre entre 1 e 3 de Abril.

Com estes duelos, apenas será possível um dérbi ou um clássico na final, e caso o Real Madrid vença a sua eliminatória.

A final da Taça do Rei está agendada para 26 de Abril, no estádio La Cartuja, em Sevilha. O vencedor irá suceder ao Athletic Bilbao, detentor do último troféu.

Porto e Roma defrontam-se num duelo de pesos pesados, enquanto o Fenerbahçe de José Mourinho enfrenta o Anderlecht e o Midtjylland defronta a Real Sociedad.

A Liga Europa entra hoje em acção com a disputa dos jogos dos play-off de acesso aos oitavos-de-final da prova, depois da disputa da fase da liga.

FC Porto  Roma protagonizam um confronto de alto nível entre duas equipas que se defrontaram recentemente nos oitavos-de-final da Champions League, em 2018/19. Nessa ocasião, o Porto apurou-se com um total de 4-3, após prolongamento, com Alex Telles a ser o herói graças a um penálti aos 117 minutos. Os Giallorossi terminaram apenas um ponto acima dos Dragões na fase de liga, por isso não será surpreendente se esta eliminatória voltar a ser bastante renhida.

O Porto espera que o goleador Samu volte a causar problemas aos adversários, já que o espanhol de 20 anos conta com cinco golos na competição. No entanto, a Roma é das equipas presentes nesta fase aquela que menos golos sofreu (6), mostrando-se um rival difícil de quebrar.

A Roma nunca venceu uma eliminatória frente ao Porto, já que também foi batida no play-off de acesso à Champions League em 2016/17, com um resultado total de 4-1.

Outro jogo é spobre Fenerbahçe e Anderlecht. José Mourinho, treinador do Fenerbahçe, ambiciona a quarta presença na final da Europa League/Taça UEFA, mas enfrenta uma tarefa difícil frente ao Anderlecht, que falhou o apuramento directo para os oitavos-de-final devido à diferença de golos. O conjunto turco começou a campanha de forma positiva, não perdendo nas três primeiras jornadas (V1 E2), mas depois venceu apenas um dos últimos cinco (E2 D2). Assim, Mourinho precisará de fazer uso de toda a sua experiência e sabedoria para colocar a sua equipa novamente no topo da forma.

O Anderlecht tem história nesta competição, já que ganhou a Taça UEFA em 1983 e foi finalista vencido no ano seguinte, batido pelo Tottenham. Uma vitória impressionante em casa da Real Sociedad na fase de liga mostrou que a equipa de David Hubert é capaz de conseguir resultados positivos em ambientes adversos, e precisarão de aproveitar essa experiência quando enfrentarem uma atmosfera que se prevê ruidosa e fervorosa na Turquia.

As equipas defrontaram-se na fase de grupos da Europa League em 2018/19. Após um empate a dois golos na Bélgica, seguiu-se uma vitória caseira do Fenerbahçe por 2-0.

O Midtjylland chegou a esta fase apenas uma vez, em 2022/23, tendo sido eliminado pelo Sporting CP com um resultado total de 5-1. Desta vez espera sair-se melhor, e ao contrário da Real Sociedad estará mais fresco fisicamente, já que a temporada na Dinamarca só começa a meio de fevereiro.

Esse factor foi realçado por Xabi Prieto, antigo médio da formação espanhola: “A pausa de Inverno do Midtjylland dura até meados de Fevereiro, enquanto nós teremos muitos jogos até lá, por isso será interessante ver quem vai tirar partido dessa situação. Estamos muito entusiasmados e será uma eliminatória difícil”.

Quatro dos oito jogos da formação nórdica na fase de liga terminaram com um resultado de 2-0.

Já o AZ Alkmaar e Galatasaray e reencontram-se após a fase de liga, com o duelo em Novembro a terminar empatado, graças aos tentos de Sven Mijnans e Victor Osimhen.

Os neerlandeses do Ajax vão realizar uma curta viagem, atravessando a fronteira para defrontar os vizinhos belgas do Union SG, naquele que será o primeiro jogo oficial entre ambos.

O Mocambola 2025 vai arrancar a 29 de Março devendo terminar no dia 9 de Novembro. A Federação Moçambicana de Futebol aprovou, recentemente, a proposta da Liga Moçambicana de Futebol, entidade responsável pela organizacao da prova. 

Contrariamente à edição passada, o Moçambola 2025 contará com a participacao de 14 equipas, das quais o destaque vai para o regresso do Chingale de Tete que ficou fora da competição durante sete anos. 

A prova poderá sofrer algumas interrupções para dar lugar aos compromissos da selecção nacional. Recorde-se que a Associação Black Bulls é o campeão em título da prova. 

A entrega do Estádio Nacional do Zimpeto à gestão privada está fora de cogitação, diz o ministro da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse, que visitou a infra-estrutura esta segunda-feira. O governante garante o empenho para que o jogo dos Mambas contra Uganda, em Março, tenha lugar no país.

Hoje, foi o primeiro contacto público que Caifadine Manasse, enquanto ministro da Juventude e Desportos, manteve com o único estádio de futebol no país capacitado para acolher jogos internacionais.

Acompanhado por membros da Federação Moçambicana de Futebol e do Fundo de Promoção Desportiva, Caifadine Manasse percorreu todos os compartimentos do Estádio Nacional do Zimpeto, e ficou a saber dos problemas que tiram sono ao chamado elefante branco.

Coragem e determinação é a fórmula de Caifadine Manasse para suprir os desafios.

Nas mãos do Fundo de Promoção Desportiva, a gestão do Estádio Nacional do Zimpeto tem dividido opiniões, com alguns a apontarem a concessão a privados como saída. Entretanto, Manasse tem visão diferente.

Em dúvidas para o jogo Moçambique-Uganda, a contar para a quarta jornada de acesso ao mundial 2026, o governante garante que tudo será feito para que a partida seja realizada no solo pátrio.

A capital do país, concretamente o pavilhão do Estrela Vermelha, será palco do Campeonato Africano de Boxe da zona IV, segundo deu a saber a Federação Moçambicana da modalidade.

A prova regional, que também conta para a pontuação rumo aos Jogos Olímpicos de 2028, vai contar a com a participação de países da região, com destaque para a África do Sul, Angola, Zimbabwe, Zâmbia, Lesotho, Namíbia, Tanzania e Malawi, para além do país anfitrião, Moçambique.

Para esta competição ainda não foi divulgada a lista dos pugilistas que vão representar o país, mas sabe-se que não vai fugir daqueles que têm estado a combater nestas provas, entre eles Yassine Nordine, Ivo Gonçalves, Armando Sigaúque, Vuzane Máquina, Edison Cumbane, Lázaro Come, Paulo Jorge, José Azarias, Tiago Muchanga, Abdul Francisco, Yanud Ibraimo, Abílio Júlio, Miguel Microsse, Alfredo Muzimba e Manuel Paulo, em masculinos, para além de Fidelicia Cumbe, Helena Bagão, Benilde Macaringue, Telma Mathule, Jéssica Ubisse, e as olímpicas Alcinda Panguana e Rady Gramane, em femininos.

A aposta da Federação Moçambicana de Boxe nesta prova é colocar o maior número de pugilistas nas finais das diversas categorias, bem como conquistar o maior número de medalhas, com vista a manter a sua hegemonia na modalidade, ao nível da região.

O Campeonato Africano de Boxe da zona IV terá lugar de 26 de Fevereiro a 2 de Março deste ano.

Com a época 2024/25 já iniciada com a pré-época das equipas que vão competir em diversas provas, quer nacionais quer provinciais, as competições também começam a ser projectadas.

Ao nível da Cidade de Maputo, o Campeonato Provincial, ou simplesmente o torneio de abertura, a Liga JogaBets, vai arrancar a 22 deste mês de Fevereiro, segundo confirmação do presidente da Associação de Futebol da Cidade de Maputo, Amílcar Jussub.

Falando no programa televisivo da Stv, o Mais Desporto, Jussub disse que a prova vai ser disputada por 16 equipas, tal como foi definido em assembleia geral, como forma de gerir melhor a prova e conter custos.

Trata-se das três equipas do Moçambola, Black Bulls, Ferroviário e Costa do Sol, e outras tantas da segunda divisão, nomeadamente Maxaquene, Desportivo, Vulcano, União Desportiva de Zimpeto, 1º de Maio, Estrela Vermelha, Mahafil, Académica, Liga Desportiva, Nacional, Águias Especiais, Ntsondzo, Ferroviário das Mahotas e Matchedje.

As equipas serão divididas em duas séries de oito equipas cada uma, tal como aconteceu no ano passado, sendo que a prova deste ano será disputada em menos tempo do que nos anos anteriores.

“Temos de entregar as equipas que vão disputar o Moçambola e a Supertaça até dia 22 de Março, por isso a prova deste ano será mais curta. Teremos de realizar jogos no fim-de-semana e no meio de semana para permitir correr com a prova e tentarmos realizar a final em finais de Março”, disse Amílcar Jussub.

Em termos de premiação, o presidente da Associação de Futebol da Cidade de Maputo confirmou que os vencedores serão premiados, não só com medalhas e taças, mas também com premiação monetária, sem no entanto avançar os valores envolvidos, garantindo apenas que vem do patrocinador oficial, a JogaBets.

Assim, o sorteio para a prova da capital está marcado para esta sexta-feira, na sede da colectividade.

O antigo jogador dos Mambas e recordista de golos numa edição do campeonato nacional de futebol, Amade Chababe, é o novo treinador da equipa principal de futebol do Grupo Desportivo Maputo. Chababe assinou um contrato válido por um ano, com opção de renovação.

É o recordista de golos numa edição do campeonato nacional de futebol em Moçambique, com 27 golos apontados em 1983, e antigo jogador da selecção nacional de futebol.

Abraçou a carreira de treinador há mais de 15 anos, mas estava sem clube há pouco menos de 10 anos. Regressa aos bancos de um clube como treinador pela porta do centenário Grupo Desportivo Maputo.

Amade Chababe foi apresentado na sexta-feira passada para dirigir os “alvi-negros” e tem como principal desafio devolver o clube ao Moçambola, em 2026.

“Temos um único modelo de jogo, que vai das equipas seniores até às camadas de formação. O outro grande objectivo é mesmo devolver o Desportivo ao Moçambola. Esses são os dois grandes objectivos que nós colocamos como desafios para o futebol. E achamos que ele têm condições de fazer, naturalmente com o suporte da sua equipa técnica, com o suporte da direcção do Desportivo e do Departamento de Futebol. E, claro, do 12º jogador, como vocês sabem, nós temos um 12º jogador que é muito forte”, afirmou Ângelo Matinene, presidente da colectividade, que disse ainda esperar que Amade Chababe “forme outros Chababes”.

Amade Chababe reconhece as dificuldades por que passa o clube que foi despromovido do Moçambola em 2020, mas diz ter uma dívida com o clube.

“Devo muito a este clube. É um contrato por objectivo o qual aceitei, humildemente, como homem do desporto. Sei que o Desportivo Maputo milita, neste momento, num campeonato onde não deveria estar. Não se pode falar do futebol moçambicano e africano sem mencionar o nome do Grupo Desportivo Maputo”, vincou. 

Chababe assume o compromisso de trabalhar para devolver a equipa à alta roda do futebol moçambicano. E diz que “quando o convite chegou, não hesitei em aceitá-lo, sabendo, dentro de antemão, que não vão ser favas contadas, repito, que teremos de ombrear com outras colectividades que terão o mesmo objectivo, mas, neste caso concreto, para nós, o objectivo primordial é fazer com que o Desportivo retorne à ribalta do futebol nacional”.

Amade Chababe terá apoio dos antigos jogadores do clube, que esperam que o novo técnico devolva a mística “alvi-negra” que se perdeu com o tempo. É como disse Tico-Tico, antigo jogador do clube.

“Eu penso que essa escolha do mister Chababe é mesmo a pensar nisso, resgatar essa mística, esses valores do Desportivo, tentar ganhar a jogar ao Desportivo, porque eu penso que isso se perdeu ao longo dos anos”, disse Tico, acrescentando que “chegou uma altura em que qualquer um pensava que podia jogar no Desportivo, e penso que isso, em algum momento, distorceu aquilo que é a alma do Desportivo.”

Amade Chababe fez a formação como treinador de futebol na Holanda e, enquanto treinador, foi adjunto de Mart Nooij nos Mambas e seleccionador nacional de sub-20, para além de ter treinado os Ferroviários de Pemba e de Ferroviário de Nampula.

+ LIDAS

Siga nos