O País – A verdade como notícia

O contrato do lateral-esquerdo moçambicano expira no dia 30 de Junho, mas o vínculo deve ser prolongado para permitir a participação no Mundial de Clubes, por isso extensivo até 15 de Julho próximo. O jogador mostrou-se satisfeito com a renovação e agradeceu ao clube pelo gesto.

Reinildo Mandava vai continuar a vestir a camisola do Atlético de Madrid, pelo menos até meados de Julho. Apesar de a sua continuidade para a próxima época ainda não estar definida, o defesa moçambicano irá assinar um contrato de curta duração que prolonga o vínculo atual, previsto para terminar a 30 de Junho, segundo avança a Marca.

Com esta extensão, Reinildo compromete-se a representar os colchoneros no Mundial de Clubes, cuja final está agendada para 15 de Julho. A renovação de duas semanas surgiu da necessidade de ajustar o contrato ao calendário do novo formato da competição da FIFA, que obriga os clubes a garantirem a permanência dos jogadores cujo contrato expiraria antes do término do torneio.

O lateral, que chegou ao Atlético em Janeiro de 2022, por 6 milhões de euros, vindo do Lille, assinou na altura por três épocas e meia. No entanto, como o Mundial de Clubes não existia nesse formato, o contrato original não previa esta situação excepcional.

Apesar da incerteza em torno do seu futuro a longo prazo, Reinildo demonstrou total lealdade ao clube madrileno, recusando considerar outras opções até garantir que poderia representar o Atlético na competição internacional.

O internacional moçambicano, que já passou por Benfica B, Fafe, Covilhã e B SAD, soma 102 jogos pelo emblema espanhol.

Reinildo agradece pela renovação por mais 15 dias

O novo contrato de Reinildo Mandava com o Atlético de Madrid terminará no dia 15 de Julho de 2025, duas semanas depois do que estava estabelecido no primeiro contrato entre as partes.
Segundo o jornal Marca, o internacional moçambicano assinou um contrato ‘express’ e sem exigir nada há mais no novo acordo, para além de ter “demonstrado gratidão e vontade de permanecer na equipa com o mesmo compromisso de sempre”.

Entretanto, um contrato de mais um ano é o mais provável a acontecer entre o Atlético de Madrid e Reinildo Mandava, para colmatar as possíveis saídas do espanhol Cézar Azpilicueta e Axel Witsel, segundo escreve o Mundo Deportivo.

Para já, há clubes da Espanha, França, Portugal, Inglaterra e Turquia que mostraram interesse nos serviços do moçambicano, sem contudo haver algum passo do lateral moçambicano que alimente essas expectativas.

O Mundial de Clubes da FIFA vai decorrer de 13 de Junho a 14 de Julho nos Estados Unidos da América.

O Conselho de Ministros reuniu-se nesta terça-feira na sua 15ª sessão ordinária para apreciar matérias de interesse para o país. Dentre as matérias apreciadas, destaque para o acolhimento de Moçambique da XIII edição dos Jogos da Juventude do Conselho Superior do Desporto da União Africana, Região 5, AUSC-R5.

A prova vai decorrer em Maputo, entre Novembro e Dezembro de 2026, depois de o país ter desistido de acolher a competição em 2024, quando a mesma foi atribuída a Moçambique.

Na ocasião, o Governo de Moçambique desistira de acolher a edição de 2024 dos Jogos da Região 5 da União Africana devido ao alto custo da organização, que era de cerca de 1,3 mil milhões de Meticais, num ano em que o país também tinha outras obrigações desportivas importantes. 

Zimbabwe acabou por ser indicado como país alternativo, depois da desistência de Moçambique. 

Fazem parte dos Jogos da Juventude do Conselho Superior do Desporto da União Africana, Região 5, AUSC-R5 todos países da região, nomeadamente Angola, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Eswatini, Zâmbia e Zimbabwe.

Outro tema apreciado pelo Conselho de Ministros é o da época chuvosa e ciclónica 2024/2025, com destaque para os principais impactos e as acções de resposta realizadas e em curso, com vista a minimizar o sofrimento da população afectada.

A época chuvosa e ciclónica 2024/2025 foi caracterizada por chuvas abundantes e inundações em algumas províncias, para além do aumento de casos de malária, principalmente nas regiões Centro e Norte.

A época iniciou-se com um défice financeiro para dar resposta às emergências, num valor de 11 mil milhões de Meticais, mas o Governo conseguiu encontrar formas de minimizar os estragos em alguns pontos.

O balanço intermédio das visitas de trabalho do Chefe do Estado às províncias de Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Inhambane e Tete, de 24 de Fevereiro a 24 de Abril deste ano foi outro ponto apreciado pelo Conselho de Ministros.

Por fim, o Conselho de Ministros apreciou a informação sobre o relatório de Petições, Queixas e Reclamações Tramitadas na Administração Pública do segundo semestre do ano passado.

O Sporting de Portugal, do internacional moçambicano Geny Catamo, venceu ontem o Gil Vicente por duas bolas a uma e relançou a luta pelo título. Os dois golos dos “leões” foram apontados por Max Araújo e Eduardo Quaresma. 

O defesa central do Sporting marcou o golo da vitória ao cair do pano. Geny Catamo jogou a titular, tendo saído aos 83 minutos da partida.

O Sporting soma agora 78 pontos, os mesmos que o Benfica, que no sábado tinha vencido o Estoril também por duas bolas a uma. Os “leões” podem sagrar-se campeões no próximo sábado, caso vençam o jogo contra o Benfica.

O Ferroviário de Maputo, campeão em título da Taça de Moçambique, vai defrontar o Incomáti de Xinavane nos quartos-de-final da prova. O cruzamento ditou ainda o jogo entre a União Desportiva do Songo e o Textáfrica de Chimoio.

Após o encerramento, neste domingo, da disputa dos oitavos-de-final da fase provincial da Taça de Moçambique, já são conhecidos os cruzamentos dos quartos-de-final da prova. 

Depois de tirar do caminho a Associação Desportiva de Vilankulo, o Ferroviário de Maputo, vencedor da edição passada da prova, vai defrontar o Incomáti de Xinavane, equipa responsável pela queda do Costa do Sol. 

Já a Associação Bladk Bulls medirá forças com o Maxaquene, numa ronda em que o Desportivo de Nacala terá pela frente o seu homónimo de Pemba. Ainda nos quartos-de-final o cruzamento ditou, também, o jogo entre a União Desportivo de Songo e o Textáfrica de Chimoio. 

Segundo o regulamento da Federação Moçambicana de Futebol, os quartos-de-final serão disputados em duas mãos. As equipas apuradas deverão seguir para as meias-finais que, à semelhança da edição passada, irão concentrar-se no mesmo local. 

Na presente edição o destaque vai para a eliminação precoce, além do Costa do Sol, do Ferroviário da Beira, Ferroviário de Nampula e Associação Desportiva de Vilankulo. 

O Benfica venceu sábado na visita ao Estoril-Praia por 2-1, na 32.ª jornada, e assumiu provisoriamente a liderança da I Liga de futebol, com três pontos de vantagem sobre o Sporting, que no domingo recebe o Gil Vicente.

A uma semana da receção ao Sporting, o Benfica assume assim provisoriamente a liderança da I Liga, com 78 pontos, mais três do que os atuais campeões nacionais, que têm menos um jogo disputado, enquanto o Estoril-Praia ocupa a oitava posição, com 42.

Luís Fumo foi anunciado como novo seleccionador nacional de futebol feminino, com objectivo de conquistar o torneio regional da COSAFA, este ano. Esta é a segunda passagem de Luís Fumo pela selecção feminina e promete muito trabalho para alcançar os objectivos traçados.

Esteve na selecção feminina de futebol, que em 2023 terminou em terceiro lugar e conquistou a primeira medalha de bronze para o país, após vencer Zimbabwe no jogo do consolo. Luís Fumo regressa novamente às Nyeletis, agora com novas ambições, olhando para o estágio actual da selecção.

O novo seleccionador nacional, apresentado, esta sexta-feira, para assumir o comando das Nyeletis quer conquistar o Cosafa deste ano.

A Federação Moçambicana de Futebol promete continuar a investir para o desenvolvimento do futebol feminino.

O torneio Cosafa feninino terá lugar entre Outubro e Novembro deste ano na vizinha África do Sul.

Associação Desportiva de Vilankulo vs Ferroviário de Maputo e União Desportiva de Songo vs Ferroviário da Beira são os jogos de destaque dos oitavos-de-final da Taça de Moçambique ZAP. Os jogos disputam-se entre hoje e amanhã nas três regiões do país.

Ainda sem Moçambola 2024 a vista o futebol disputa jogos da Taça de Moçambique ZAP. Este sábado e domingo disputam-se os oitavos de final nas três regiões do país.

Pela zona sul o destaque vai para o embate entre Associação Desportiva de Vilankulo e o Ferroviário de Maputo, na Maxixe. O Ferroviário de Gaza recebe a Black Bull, o Desportivo da Matola terá pela frente o Maxaquene e o Costa do Sol bate-se com o Incomáti.

No centro o destaque vai para o derby local entre União Desportiva de Songo e Ferroviário da Beira e o jogo entre Chingale de Tete e Textáfrica de Chimoio.

No norte há derby de Nampula entre Desportivo de Nacala e Ferroviário de Nampula, enquanto Desportivo de Pemba recebe Ferroviário de Lichinga.

Os jogos têm o seu início a partir das 14h00.

 

O presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, disse que há uma possibilidade da selecção nacional de futebol, os Mambas, realizar um estágio curto antes de chegar à fase final do Campeonato Africano das Nações do Marrocos, em Dezembro próximo. A possibilidade foi deixada numa entrevista concedida ao jornal Esférico.

Ainda com seis meses de antecedência, a Federação Moçambicana de Futebol já prepara a participação dos Mambas na fase final do CAN do Marrocos, naquela que será a sua segunda participação consecutiva e a sexta na história.

Numa entrevista prestada ao jornal Esférico, Feizal Sidat deixou ficar a possibilidade de a selecção nacional de futebol cumprir um estágio pré-competitivo de 12 dias em Marrocos, antes do arranque do Campeonato Africano das Nações que vai acolher.

Para Sidat, o estágio iria ajudar a selecção a adaptar-se às temperaturas marroquinas, numa época de muito frio. “Temos o plano de estar em Marrocos 12 dias antes do arranque do Campeonato Africano das Nações, para poder fazer um estágio pré-competitivo. Lá faz muito frio em Dezembro e Janeiro, e acreditamos que esse período  poderá ajudar a selecção nacional a se adaptar”, referiu Feizal Sidat ao Esférico.

O plano de estágio em Marrocos enquadra-se nas relações existentes entre as federações de futebol dos dois países, tendo em conta as visitas que o timoneiro da Casa do Futebol efectuou no ano passado.

Caso se concretize o referido estágio, o campeonato nacional de futebol, Moçambola, deverá terminar mais cedo, ou seja, em Novembro, para permitir que o seleccionador nacional possa fazer as suas escolhas que vão compor a convocatória e, assim, fazerem parte do estágio em Marrocos, numa altura em que os jogadores que actuam na Europa poderão chegar mais tarde devido aos compromissos que tem com os seus clubes.

Outro aspecto relacionado ao estágio em Marrocos é o facto de a selecção nacional poder realizar jogos de controlo com outras selecções qualificadas para o CAN, tal como aconteceu em 2023, quando se preparava para a prova da Costa do Marfim, ou mesmo com equipas locais que são conhecidas pela sua boa performance e prestação em provas continentais, com um histórico de conquistas, o que seria de mais-valia para o seleccionador nacional.

Na entrevista ao Esférico, Feizal Sidat falou ainda das possíveis nacionalizações de jogadores que actuam na Europa para fazerem parte do quadro de jogadores dos Mambas, nomeadamente Diogo Calila, jogador do Santa Clara, e Rúben Lameiras, avançado do Al-Sailiya do Qatar, mas formado no Tottenham da Inglaterra.

Sidat garantiu que os dois processos estão quase concluídos.

Relativamente a outros dois jogadores convidados a naturalizarem-se para também fazerem parte dos Mambas, nomeadamente Francisco Chissumba, do SC Braga, e Armindo Sieb, emprestado pelo Bayern de Munique ao Mainz, Feizal Sidat disse que recusaram os convites da Federação Moçambicana de Futebol.

“Francisco Chissumba agradeceu o convite e disse que está à espera de ser chamado para representar a selecção portuguesa. O mesmo aconteceu com o Armindo Sieb que espera pela selecção alemã”, disse Sidat ao Esférico.

Para já, a maior concentração da Federação Moçambicana de Futebol em relação aos Mambas são os jogos de qualificação para o Mundial de Futebol, já na data-FIFA de Agosto e Setembro, onde vão receber o Botswana e visitar Uganda.

Poderão ser parte da preparação do combinado nacional para a fase final do Campeonato Africano das Nações, prova que terá lugar no Marrocos, de 21 de Dezembro de 2025 a 18 de Janeiro de 2026.

Recorde-se que Moçambique estará integrado no grupo F da fase final, juntamente com Costa do Marfim, actual campeão em título, Camarões e Gabão.

O Departamento do Karting do Automóvel e Touring Clube de Moçambique (ATCM), liderado por Wilson do Vale, arrancou nesta semana com o processo de inscrição dos pilotos que farão parte da 2ª Corrida do Campeonato de Karting CKA, marcada para 10 de Maio, no Kartódromo do ATCM.

À semelhança do que foi a 1ª Corrida do Campeonato de Karting CKA disputada em Fevereiro no Kartódromo do ATCM, o departamento de Karting espera muita afluência dos pilotos nas cinco (5) classes, nomeadamente, Bambino, Mini Max, Júnior Max, Sénior Max e DD2.

Como forma de incentivar os futuros praticantes da modalidade, o departamento de Karting do ATCM tem estado empenhado na promoção de acções de formação através da Academia de Karting Cristiano Morgado.

Uma das grandes apostas do departamento de Karting do ATCM é tornar o Campeonato de Karting CKA de 2 tempos regular com as cinco (5) categorias a registar maior número de pilotos na grelha de partida em cada competição.

À entrada da 2ª Corrida do Campeonato de Karting CKA da presente época desportiva do ATCM são esperados mais de 20 pilotos em pista.

A nível da classe Mini Max, o piloto moçambicano Eduardo Campos lidera o campeonato com 108 pontos, e os restantes lugares do pódio, 2º e 3º lugares, são ocupados por Filipe Ferreira, com 95 pontos, e Daniel Resende, com 93 pontos. Alisha Costa ocupa o 4º lugar e os pilotos Igor Esteves e Nielsen Banze ocupam o 5º e o 6º lugares na tabela classificativa dos Mini Max.

Na categoria Júnior Max, o piloto moçambicano Kayo Cêra lidera o certame com 108 pontos, mais nove pontos que o segundo classificado, o regressado Lewis Fernando.

A nível da classe Sénior Max, o piloto Faadil Dali lidera com 108 pontos, seguido de Carmo Novela Jr em 2º lugar com 99 pontos. Os pilotos Lucas Poyiatzis e Pedro Matavela ocupam o 3º e o 4º lugar respectivamente.

Na 2ª Corrida do Campeonato de Karting CKA, as atenções também estarão viradas para a categoria DD2, visto que a maior parte dos pilotos já se defrontaram em várias ocasiões no ATCM.

Na presente época desportiva do Campeonato de Karting CKA organizado e promovido pelo ATCM membro da FIA, o piloto Cristian Bouche lidera a classe DD2  com 108 pontos, Rúben Do Vale segue em 2º lugar com 99 pontos. Entretanto, o estreante piloto Jorge Grego ocupa o 3º lugar,  e o experiente piloto Afonso Magalhães é o 4º classificado nos DD2.

+ LIDAS

Siga nos