O País – A verdade como notícia

Após quatro épocas de bom nível ao serviço do Atlético Madrid da Espanha, Reinildo Mandava vai mudar de rumo na sua carreira. O internacional moçambicano deve assinar contrato por duas épocas com o Sunderland da Inglaterra, chegando livre, depois de terminar o contrato de curta duração que assinou  com o Atlético para ainda marcar presença no Mundial de clubes.

A imprensa inglesa garante que o acordo vai ser oficializado após 30 de Junho, hoje, data em que termina o contrato do jogador com os  colchoneros. 

Sabe-se que outros clubes da Liga Inglesa manifestaram o seu interesse nos serviços de Mandava, tais são os casos do  Crystal Palace e  Leeds United.

É um feito para celebrar. Moçambique conquistou, há dias,  uma medalha de ouro e outra de prata no Open internacional de Judo, competição que se realiza em Pretória, na vizinha África do Sul.  

Os feitos pertencem a Cyntia Badrú e Shenedy Tsenane.  Badrú, na categoria – 52 kg, assegurou a medalha de ouro ao derrotar na final a sul-africana Ema Kemp.  Nas meias-finais, Cyntia Badrú superou a camaronesa Celine Baba Maria.

Por sua vez, Shenedy Tsenane, um dos grandes talentos da modalidade, conquistou a medalha de prata. 

Na final, Tsenane perdeu com Fiona Mbongo, dos Camarões. De acordo com Nilton Mujovo, vice-presidente da Federação Moçambicana de Judo, estas conquistas resultam de um trabalho aturado que a agremiação tem estado a levar a cabo, nos últimos anos, tendo em vista a projecção de novos talentos na modalidade.

Mujovo parabenizou, por outro lado, os atletas pelo desempenho, numa prova que conta para o “ranking” mundial do judo.

 

O Benfica foi eliminado, no sábado, do Mundial de Clubes de Futebol, ao perder  com o Chelsea por 4-1, após prolongamento.

As águias abandonam a competição com duas vitórias, um empate e uma derrota.

O jogo ficou também marcado por uma longa interrupção, de mais de duas horas, quando estavam cumpridos quase 86 minutos, devido à trovoada, e os londrinos venciam por 1-0.

Depois da qualificação da dupla masculina composta por José Mondlane e Osvaldo Mungoi, desta feita foi Vanessa Muianga e Mércia Mucheza a garantirem passaporte para Austrália, este sábado, após apurarem-se às meias-finais do africano da modalidade que decorre no Marrocos.

A dupla Vanessa Muianga e Mércia Mucheza deixou para trás uma dupla marroquina por 2 sets a um, com parciais de 21-17, 17-21 e 15-12, em partida disputada este sábado, em Tetouam, Marrocos.

Por seu turno, outras duas duplas nacionais que participam no africano de Marrocos, nomeadamente Denilson Sitoe e Jorge Monjane, em masculinos, e Ângela Tembe e Vânia Miambo, em femininos, falharam o apuramento às meias-finais do africano ao serem eliminadas pelas duplas marroquinas, este sábado.

 

Moçambique qualificou-se ao Campeonato do Mundo de voleibol de praia em masculinos, através da dupla José Mondlane e Osvaldo Mungoi, que, na manhã deste sábado, apurou-se às meias-finais do africano que decorre no Marrocos.

Para garantir o feito, José e Osvaldo derrotaram nos quartos-de-final a dupla da Gâmbia por sets a zero, com parciais de 21-12 e 21-15, respectivamente.

Moçambique, que participa no africano de vólei de praia com quatro duplas, tem ainda a possibilidade de garantir mais vagas ao Mundial de Novembro, na Austrália, caso Denilson e Monjane derrotem a dupla do Marrocos, no jogo que decorre neste momento.

Em femininos, Ângela e Vânia falharam o apuramento às meias-finais do africano ao serem eliminadas pela dupla marroquina, este sábado, por dois sets a zero.

Outra dupla feminina composta por Vanessa e Mércia enfrenta uma dupla marroquina, dentro de instantes, também em desafio dos “quartos”.

 

A Black Bulls e o Ferroviário de Maputo estão aprovados para jogarem as afrotaças 2025/2026. A confirmação foi feita pela CAF em carta da Comissão de Licenciamento de Clubes.

Está confirmado! “Touros” e “locomotivas”, ambos de Maputo, passaram no processo de licenciamento de Clubes para as competições africanas de clubes, na edição que arranca em Setembro.

Os dois clubes tiveram nota positiva nos cinco critérios de avaliação, nomeadamente Desportivo, Infra’estrutura, Pessoal e Administrativo, Jurídico e Financeiro.

A aprovação pela CAF permite à Black Bulls e ao Ferroviário de Maputo participarem nas competições africanas, nomeadamente na Liga dos Campeões e Taça CAF, onde a expectativa é fazerem uma boa campanha.

Os “touros” viram ainda a Arena Lalgy ser aprovada para acolher jogos das duas eliminatórias do acesso à fase de grupos da liga dos campeões, em Setembro e Outubro, mesmo local que pode ser utilizado pelo Ferroviário de Maputo para a Taça Nelson Mandela.

Para já, o sorteio das duas provas só terá lugar no próximo mês de Julho, onde ficarão a conhecer os seus adversários nas duas eliminatórias de acesso à fase de grupos.

 

Palmeiras-Botafogo e Benfica-Chelsea são os jogos que marcam o arranque dos oitavos-de-final do Mundial de Clubes que decorre nos Estados Unidos, este sábado. No encerramento da fase de grupos, o Manchester City goleou a Juventus por 5-2.

A fase de grupos do Mundial de Clubes só encerrou na madrugada desta sexta-feira com a realização dos últimos dois jogos, nos quais o Wydad Casablanca de Marrocos somou mais uma derrota diante do Al Ain ao perder duas bolas a uma.

Nos jogos de destaque, o Real Madrid venceu o Salzburg por 3-0 com Vinicios Jr a abrir o marcador aos 40 minutos, antes de Valverde ampliar ainda na primeira parte. Na segunda parte, Gonzalo Garcia fechou as contas dos merengues e garantiu a liderança do grupo H.

Já o Manchester City goleou a Juventus por 5-2, com golos de Doku, Kalulu, Haaland, Phil Foden e Savinho para os ingleses, e Koopmeiners e Vlahovic para os italianos.

Assim, os oitavos-de-final, que começam a ser disputados este sábado, têm o seguinte quadro de jogos:

Sábado: Palmeiras e Botafogo irão protagonizar o derby brasileiro e o Benfica terá pela frente o Chelsea.

Domingo: PSG defronta Inter Miami no reencontro de Messi com antiga equipa e Flamengo cruza caminho do Bayern de Munique.

Segunda-feira: Inter de Milão joga com Fluminense e Manchester City defronta Al Hilal dos Emirados Árabes Unidos.

Terça-feira: Real Madrid e Juventus jogam e Borussia Dortmund terá pela frente o Monterrey do México. O Mundial de Clubes termina a 13 de Julho próximo.

A Associação Black Bulls recebe, no domingo, o Costa do Sol, em partida de cartaz da quarta jornada do Moçambola-2025. Na antevisão ao jogo, os treinadores das duas equipas mostraram-se confiantes na vitória.

Jogo de cartaz entre candidatos ao título do campeonato nacional de futebol. Black Bulls e Costa do Sol protagonizam o embate mais importante da quarta jornada, este domingo, na Arena Lalgy.

Trata-se de um jogo com pouca história, mas com bastante simbolismo para as duas equipas, olhando para o histórico de confrontos, onde a Black Bulls leva vantagem, já que ainda não perdeu diante do Costa do Sol.

Em 10 jogos disputados, os “touros” venceram sete e empataram três, sendo por isso um jogo que Hélder Duarte quer consolidar a superioridade no confronto directo, apesar de reconhecer a nova versão canarinha.

Já Baciro Candé diz ter estudado o seu adversário e mesmo reconhecendo as dificuldades que vai enfrentar, vai a Tchumene para vencer.

A QUARTA JORNADA TERÁ OS SEGUINTES JOGOS:

No sábado, o Textáfrica de Chimoio recebe o Ferroviário de Nampula. Domingo, para além do jogo Black Bulls vs Costa do Sol, o Desportivo de Nacala recebe o Ferroviário de Maputo, Associação Desportiva de Vilankulo defronta Desportivo da Matola, União Desportiva de Songo terá pela frente o Ferroviário de Lichinga. A jornada encerra segunda-feira com Baía de Pemba a receber Chingale de Tete.

A jornada arranca esta sexta-feira com os Ferroviários da Beira e de Nacala a cruzarem caminhos no Chiveve.

O continente africano disse adeus ao Mundial de Clubes, com todas as equipas a falharem o acesso aos oitavos-de-final da competição da FIFA. Mamelodi Sundowns foi a última a falhar o apuramento após empate sem golos diante do Fluminense do Brasil.

Fim da linha para África no Mundial de Clubes. A última esperança de garantir a continuidade na prova caiu esta quarta-feira quando o Mamelodi Sundowns da África do Sul empatou sem golos diante do Fluminense do Brasil, em partida do grupo F.

A equipa sul-africana precisava de vencer os brasileiros para seguir em frente e, apesar das várias oportunidades criadas ao longo do jogo, mesmo contando com apoio dos adeptos nas bancadas, o nulo teimava em não se desfazer.

Cai por terra o Mamelodi Sundowns, levando consigo o sonho africano de ter uma equipa nos oitavos-de-final, depois das eliminações do Espérance de Tunis, Al Ahly do Egipto e Wydad Casablanca, equipa marroquina que ainda tem um jogo para cumprir calendário.

Quem segue para os oitavos-de-final no grupo F, para além do Fluminense, é o Borussia de Dortmund, que no seu jogo venceu o Ulsan Hyundai por uma bola sem resposta, com golo solitário apontado por Daniel Svensson, aos 36 minutos.

Pelo grupo E, o Inter de Milão terminou em primeiro lugar sem derrotas, após vencer o River Plate da Argentina por duas bolas sem resposta. Francesco Pio Esposito abriu o marcador aos 72 minutos, enquanto Alessandro Bastoni fechou as contas aos 90+3 minutos. Os argentinos ainda ficaram reduzidos a nove jogadores depois de duas expulsões.

Acompanha o Inter nos oitavos-de-final o Monterrey do México, que na derradeira jornada goleou o Urawa do Japão por claros 4-0.

Oitavos-de-final começam no sábado

Assim, depois da disputa dos jogos da fase de grupos, entra-se, a partir deste sábado, para a fase do “mata-mata”, com os oitavos-de-final em perspectiva, com dois jogos por dia.

Para o arranque da segunda fase, sábado às 18h00 há um derby brasileiro entre Palmeiras e Botafogo, duas equipas que se conhecem perfeitamente, porquanto disputam o Brasileirão.

Palmeiras e Botafogo já se defrontaram por 81 ocasiões na história, com a balança a pesar para o lado do Flamengo, que venceu mais do dobro das vitórias do adversário, ou seja, 36 vitórias contra 15 do Botafogo. Há ainda registo de 30 empates entre ambos.

Nesse confronto directo, Flamengo balançou as redes do Botafogo por 110 vezes, contra 80 do seu adversário. Será, do resto, um jogo com lotação garantida dos brasileiros e não só, e cujo resultado final permanecerá incógnita até ao apito final.

No mesmo dia, mas às 21h00, entram em cena duas equipas europeias. Benfica e Chelsea medem forças naquele que será o adeus de uma das duas equipas surpreendentes da fase de grupos.

Os encarnados nunca antes venceram os Blues e querem voltar a fazer história, tal como fizeram no último jogo do Mundial de Clubes, quando venceram pela primeira vez na história ao Bayern de Munique. Em quatro jogos, Chelsea venceu todos os jogos diante do Benfica.

Desta vez, permanecerá a tradição ou haverá quebra do gelo?

Reencontro entre Messi e PSG no domingo

No domingo haverá reencontro entre o maior vencedor de bolas de ouro, Lionel Messi, com a sua ex-equipa, o PSG. O campeão europeu defronta o Inter Miami naquele que é o teste de fogo para os dois clubes, atendendo e considerando as ambições de ambos.

Este é o primeiro encontro de sempre entre as duas equipas, com o PSG a ser claramente favorito a vencer. Surpresa neste jogo seria o Inter Miami eliminar o vencedor da liga milionária europeia com todo seu poderio, mas apenas o final dos 90 minutos ditará o vencedor, se a experiência de Messi, Suaréz e companhia, ou a força e união de Mendes, Dembele e companhia.

A fechar o dia de domingo será Flamengo a medir forças com o Bayern de Munique. Mais um jogo entre equipas de continentes diferentes e sem muito histórico de confrontos, prevalecendo o que ditará o final dos 90 minutos, já que as duas equipas são claras favoritas a vencerem o jogo a, inclusive, a conquistar a prova.

+ LIDAS

Siga nos